image

Vó Brandina, a matriarca da família e nossa inspiração. É seu nome que batiza, com orgulho, os nossos vinhos!!

A história da Vinícola Villa Santa Maria começou como a de outras tantas famílias, que um dia saem do interior para morar na capital, e depois de um tempo passam a sonhar em voltar para o interior.

Com a nossa vida indo a mil por hora, resolvemos achar um lugar para recarregar as energias nos finais de semana. Assim, chegamos ao Vale do Baú. Às vezes  nos perguntam; como vocês descobriram esse lugar?  Na verdade, nossa família veio daqui, nasceu nesse lugarzinho lindo. Por isso foi uma redescoberta. Parece que já fazíamos parte daqui, desde sempre.

Entre 2000 e 2001 compramos uma área e construímos nossa casa. Em seguida começamos a planejar o plantio de uvas, com o sonho de um dia ter uma vinícola. Era uma ideia bastante arrojada, uma vez que ninguém jamais tinha tentado esse tipo de cultivo em São Bento do Sapucaí.

Era preciso arriscar, e começamos então nossas experiências em 2004. Ao saber de um grupo que estava iniciando o plantio de vitis viníferas na Serra da Mantiqueira, com a proposta de inversão de poda, a fim de obter as uvas no inverno, ficamos muito entusiasmados e nos juntamos a eles.

Assessorados pelo especialista Murillo Albuquerque Regina, plantamos cerca de 4.500 mudas de uvas. Entre elas, escolhemos as uvas bordalesas, nossa paixão:  Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Syrah.

Começamos a conhecer melhor o que nosso terroir era capaz de produzir. Depois de cinco anos de cuidados intensos com a plantas, começamos a vinificação. O resultado que tivemos foi o de um vinho de excelente qualidade, segundo os padrões que estávamos buscando. Era a confirmação de que estávamos no caminho certo. Demos por concluída a etapa experimental e começamos então uma vinha profissional.

Plantamos entre 2011/2012 mais 25.000 pés, totalizando 20 hectares ao todo. Neste ano introduzimos as uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc. Essas duas últimas se adaptaram de maneira excepcional.

Em 2018 ampliamos nosso vinhedo com o plantio de mais 40.000 pés, onde iniciamos também o plantio da uva Viognier. Nossa caminhada até aqui foi longa, porém muito prazerosa.

Aprendemos que esta região é muito rica em clima, solo e outras belezas.


Família

image

Dedicamos todo o nosso trabalho, os nossos esforços, à nossa família. De origem italiana, imigrantes humildes, nossos bisavós, nossos avós, nos deixaram grandes ensinamentos, como o respeito, o trabalho, a amizade.

Acreditar no futuro e traçar grandes planos, com muito otimismo nos trouxe até onde estamos agora. Todos nos inspiraram, cada um ao seu modo. E a nona Brandina, cuidou de alimentar a todos, encorajando, incentivando, e mantendo todos sempre unidos.

Quando em 2004, subindo e descendo as encostas em nosso chão, encravado na Serra da Mantiqueira, com o barulho das corredeiras d'água e a belíssima visão da Pedra do Baú, sonhamos em fazer ali, um vinho parecido com o das terras de nossos avós, que vieram da Itália, como tantos outros. Trouxeram coragem e alegria, e trouxeram também a paixão pelo vinho, que foi passando para todas as gerações. Trabalhamos duro para chegar até aqui. E estamos no caminho, nosso trabalho está só começando.