Syrah

A origem das uvas Syrah, ou Shiraz, é cheia de mistérios e lendas. Ela teria viajado por outros continentes para chegar ao Vale do Rhôde, ou seria nativa daquela região francesa? De qualquer forma, ainda que envolvidos nos mistérios de suas origens, o vale francês foi quem deu tradição a esta variedade. De cor intensa e riqueza de taninos e aromas, as uvas Syrah,  resistentes aos climas mais quentes, com dias ensolarados e longos, e apreciando manhãs frias, adaptou-se muito bem à Serra da Mantiqueira. Através da inversão das podas, é possível se obter, entre os meses de junho e agosto, colheitas excepcionais desta variedade. Pela sua excepcional adaptação ao nosso terroir, ganhou destaque especial em nosso vinhedo, e terá a sua área de plantio duplicada até 2019 na Villa Santa Maria.


image
image

Cabernet Sauvignon

A Cabernet Sauvignon pode ser considerada a rainha de todas as uvas, pois impera absoluta em vários terroirs ao redor do mundo. Cabernet sauvignon é uma casta de uvas da espécie Vitis vinifera a partir da qual é fabricado vinho. Originária da região de Bordeaux, no sudoeste da França, ela é a uva vinífera mais difundida no mundo, encontrando-se em todas as zonas temperadas e quentes.


Cabernet Franc 

O provável berço da Cabernet Franc é a região francesa de Bordeaux, onde tem atualmente a terceira maior extensão de vinhedos. Frequentemente está mais presente em blends  com outras uvas, principalmente com a Cabernet Sauvignon e a Merlot. Junto com as duas, forma o famoso “corte bordalês”, celebrizado na região que lhe cedeu o nome. A Cabernet Franc também produz excelentes exemplares varietais, principalmente no Vale do Loire, onde é a uva tinta principal. Mas está presente também em outros países como o Canadá, os EUA, o Chile e a Argentina.


image
image

Merlot

Merlot é uma casta de uva tinta, fruto da Vitis vinifera. É uma das responsáveis pelas características dos vinhos tintos de Saint Émillion, na região de Bordeaux, na França. Apesar da casta geralmente ser utilizada em vinhos para serem consumidos jovens, as vinícolas de Saint Émillion garantem rótulos de longevidade.


Sauvignon Blanc

Sauvignon Blanc é uma casta de uva branca da família da Vitis vinifera, originária da região da Bordeaux, na França. Produz vinhos secos e refrescantes que possuem, como principais características, seus aromas minerais, vegetais e toques frutados.


image
image

Chardonnay

Chardonnay é uma uva da família da Vitis vinifera, a partir da qual é fabricado vinho branco de qualidade. Também é conhecida como aubaine, beaunois, melon blanc e pinot chardonnay. A chardonnay é usada na composição do vinho champagne, sendo responsável por seu aroma característico.


Viognier

A uva Viognier é encontrada hoje em diversos países como Chile, Argentina, África do Sul, Nova Zelândia e no Brasil. Pesquisadores acreditam que a terra natal dessa uva branca, cuja pronúncia é algo em torno de vee-on-yay, seja a Dalmácia (Croácia), mas que ela tenha sido levada para o Vale do Rhône, pelos romanos, há mais de 2.000 anos. Atualmente, além de fazer sucesso em casa, a Viognier também é uma das brancas de destaque na Califórnia e na Austrália. Na Vinícola Villa Santa Maria a uva Viognier começa a ser cultivada.


image