Desde o início deste mês de julho, o uso de máscaras nas ruas, espaços comuns e estabelecimentos comerciais passou a ser obrigatório em todo o Estado de São Paulo. A exigência é disciplinada pelo decreto estadual número 64.959 de 2020. Os valores indicados nesta legislação estão embasados no Código Sanitário. O texto fixa multas de R$ 524,59 para pessoas físicas e de R$ 5.025,02 para estabelecimentos, vezes o número de pessoas sem a devida proteção.

A Resolução é válida para todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, incluindo ambientes de trabalho, estudo, lazer, esporte, entretenimento, casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes, praças de alimentação, centros comerciais, bancos e similares, supermercados, açougues, padarias, farmácias, drogarias, repartições públicas, instituições de saúde, escolas, museus, bibliotecas, espaços de exposições e transporte coletivo. Condomínios também devem seguir a regra nas áreas comuns de circulação de moradores e visitantes, segundo o decreto. 
Na Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí (SP), próximo a Campos do Jordão, o tema tem sido tratado com bastante responsabilidade em todo o período da pandemia do novo coronavírus. A equipe, inclusive, passou por treinamento e orientações sobre a conduta de trabalho e o atendimento aos clientes. Desde o dia 26 de junho, com base no decreto 3.657 do prefeito de São Bento do Sapucaí, Ronaldo Rivelino Venâncio, o complexo enogastronômico está aberto de forma sistematizada. O decreto está disponível para consulta no site oficial da Prefeitura (www.saobentodosapucai.sp.gov.br). A decisão foi referendada pelo secretário de Assuntos Jurídicos do Município, Luiz Rodolfo da Silva.
 
Para tranquilidade dos clientes, uma série de medidas foram adotadas: a equipe, incluindo os garçons, está trabalhando com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) – máscaras, luvas e frontal de acrícilo (estes, para o time da cozinha). Além disso, a estrutura do complexo foi totalmente adaptada para o novo momento, com as mesas do restaurante mantendo distanciamento de 2m uma das outras e com dispenser de álcool em gel. Os bangalôs, que ficam na área externa, serão usados apenas por um grupo de clientes, sem compartilhamento com pessoas de outros grupos. A loja de delícias da VSM estará funcionando com capacidade reduzida de atendimento (até seis pessoas no máximo) e a degustação do Brandina passa a ser feita numa mesa externa, fora do lugar habitual.
 
Nessa retomada, a Villa Santa Maria estará funcionando das 12 às 16h. É necessário fazer agendamento prévio pelo (12) 9 9746-6298.