O maior concurso de vinhos do mundo, considerado a Olimpíada do segmento, acaba de conceder duas medalhas de prata a vinhos produzidos pela Vinícola Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí (SP). A Decanter World Wine Awards 2023 destacou o Brandina Assemblage 2020 e o Brandina Sauvignon Blanc 2021. Trata-se da mais influente competição em escala global. Foram avaliados nada menos que 18.500 rótulos.
A Decanter acaba de alcançar a sua 20ª edição. Especialistas de todo o planeta têm o concurso como uma referência de qualidade e um atestado de excelência. Seu processo é extremamente rigoroso e anônimo, o que reforça o valor da conquista e o tamanho da façanha.
Os prêmios foram recebidos com extrema satisfação pelo time da Villa Santa Maria, desde a equipe envolvida na operação dos vinhedos até o suporte de atendimento ao cliente.
“É uma honra estar entre os melhores vinhos do mundo”, resume Marco Antonio Carbonari, proprietário da Villa Santa Maria. Ao lado de sua família, ele liderou a operação de investimento numa propriedade do Vale do Baú, na Mantiqueira paulista.
Na Villa Santa Maria, pertinho de Campos do Jordão, são ao todo quase 70 mil pés, dos quais 40 mil produzindo, nas variedades Chardonnay, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Syrah, Merlot e Viognier. Destas, apenas a Chardonnay é safra de Verão. As demais são colheita de Inverno.
Com as duas medalhas do concurso 2023 da Decanter, o portfólio Brandina soma 16 títulos entre suas principais conquistas.
A Villa traz com orgulho e satisfação premiações do Concurso Mundial de Bruxelas (duas vezes); da própria Decanter Word Wine Awards; da Avaliação Nacional de Vinhos; e da Wines of Brazil Awards, em anos sucessivos.
‘Lavoramos juntos’
O responsável pelo Setor de Vinhos e Agronomia da Villa, o empresário Mario Augusto Carbonari, destacou o trabalho coletivo. “Lavoramos juntos. O mais importante é que tudo é feito com amor, carinho e dedicação. Buscamos sempre sermos melhores a cada dia, a cada safra”, conclui, usando a expressão italiana de trabalhar a terra e semear os horizontes.
Para a sócia-proprietária Célia Pinotti Carbonari, a Villa reúne virtudes que vão do agro ao espaço arquitetônico que recebe os milhares de turistas. “O complexo enogastronômico só faz sentido com ótimas experiências e produtos de excelente nível”, pontua.

Sommelier da Villa Santa Maria, Christian Pinotti, serve uma taça de Sauvignon Blanc durante degustação no deck
Um dos sommeliers da casa, Christian Pinotti, define: “O Brandina inspira e cativa”.
Veja o certificado e o vinho premiado

O vinho premiado em menu harmonizado no restaurante Bruschetteria da Villa
Outras Notícias Relacionadas
