Em mais um certificado que se soma a outras conquistas ao longo dos últimos anos, a Vinícola Villa Santa Maria acaba de ganhar um prêmio de uma das mais prestigiadas competições do universo do vinho no mundo, a Decanter World Wine Awards. Os resultados acabaram de ser divulgados. A Villa Santa Maria, que cultiva e colhe suas videiras em São Bento do Sapucaí (SP), próximo a Campos do Jordão, conquistou a medalha de bronze com o Brandina Assemblage 2014, tinto, um dos mais queridos, desejados e apreciados de seu portfólio.

O Brandina Assemblage 2014 tem em sua composição 71% da uva Merlot, 17% da Cabernet Franc e 12% da Cabernet Sauvignon. Sensorialmente, conforme ficha técnica da casa, apresenta coloração vermelho rubi clara, límpida e brilhante, com aroma agradável, fruta madura, leve terroso, macio em boca, taninos presentes e corpo leve. Deve ser servido entre 17 e 20 graus. Harmoniza com queijos suaves, carnes mais leves e pratos com molhos mais intensos em massas ou risotos. Sua gradação alcoólica aproximada é de 14%. No concurso Decanter Word Wine Awards, o vinho recebeu 88 pontos.

No concurso que premiou o Brandina Assemblage 2014, os jurados apresentam notas e observações de degustação. Segundo eles, “o café e as especiarias dominam o nariz, com aromas de groselha madura e compota de ameixa”. No resumo das avaliações, o Brandina que conquistou o bronze na competição internacional foi considerado pelo rigoroso júri técnico como um “vinho harmonioso e expressivo”. Os vinhos da Vinícola Villa Santa Maria são batizados com o nome da matriarca da família Carbonari, a Brandina.

Satisfação

Para o responsável por Vinhos e Agronomia da Vinícola Villa Santa Maria, Guto Carbonari, a nova premiação foi recebida com muito orgulho entre os integrantes da equipe, desde o comando do empreendimento até os funcionários que diariamente se esforçam na busca por uma uva de qualidade, com o objetivo de também proporcionar um vinho de excelência. “Estamos muito felizes com mais esse prêmio, pois ele mostra que estamos no caminho certo. Perseguir o rigor técnico em nossas plantações é meta compartilhada por todos do time”, lembra Guto.

O empresário faz questão de ressaltar que esse cenário não foi alcançado por acaso. Ao contrário, são muitos anos de pesquisa e desenvolvimento para chegar a resultados satisfatórios. Ele reforça que os vinhos Brandina refletem o terroir especial da Serra da Mantiqueira, onde fica a vinícola. Trata-se de uma das regiões mais lindas e apaixonantes do Sudeste brasileiro, lembra Guto. A Villa produz os chamados Vinhos de Inverno, com a poda invertida para garantir um resultado equilibrado e de grande aceitação no mercado.

O Brandina, aliás, apresenta-se nas versões tinto, branco, rosé e espumante. Todo o portfólio da casa pode ser conferido no www.villasantamaria.com.br e os vinhos podem ser adquiridos pelo e-commerce da vinícola, que pode ser acessado pelo www.brandina.com.br

Vinhedos

As espécies escolhidas para os vinhedos da Villa Santa Maria foram as vitis viníferas, utilizadas na produção dos vinhos finos. As castas que são cultivadas no complexo da Villa são a Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Viognier.

Mérito e agradecimento

Guto Carbonari enfatiza que todo esse processo de evolução e de conquistas não seria possível não fosse o brilhante trabalho de dois profissionais com reconhecida reputação no segmento: Murilo Albuquerque Regina, um dos maiores especialistas em vinicultura do Brasil, e Isabela Peregrino, enóloga, graduada em Farmácia e Bioquímica. |O rigor da produção e a busca por vinhos marcantes e genuínos passaram pela orientação e consultoria de ambos. “É preciso referendar o brilhantismos dos dois. Os selos que conquistamos e agora celebramos são resultado de um esforço coletivo”, finaliza Guto Carbonari.