Deliciosa iguaria italiana, a bruschetta tem papel de destaque no cardápio da Vinícola Santa Maria. A bela tábua de bruschettas com sabores variados, criados com exclusividade pelo chef Roque de Souza Lima Neto, está entre as preferidas dos clientes. O antepasto dá inclusive nome ao charmoso restaurante da vinícola, o Bruschetteria da Villa.

As bruschettas têm sabor familiar e acolhedor. O nome vem das regiões do Lazio e de Abruzzo, da palavra brusciato, e significa tostado ou torrado. Confira abaixo duas receitas especiais de bruschettas do chef Roque e as dicas de harmonização do sommelier da vinícola, Christian Pinotti:

Bruschetta Calabresa

Ingredientes:

Fatias de pão italiano (2 unidades)

Linguiça calabresa (1 unidade)

Queijo mussarela de búfala (200 gramas)

Modo de preparo:

Passar azeite e alho nas fatias dos pães e colocá-los para pré-assar por 10 min forno a 150 graus. Descascar a linguiça calabresa, ralar ou fatiar a mesma, dispor sobre os pães o queijo e a linguiça. Assar novamente por 7 mim mais ou menos, forno a 180 graus.

Harmonização: Servir harmonizada com Vinhos Rosè ou Vinho Tinto jovem.

 

Bruschetta Napolitana

Ingredientes:

Fatias de pão italiano (2 unidades)

Azeite Q.b.

Tomate (4 unidades)

Alho ( 1 dente)

Parmesão (100 gramas)

Manjericão a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo:

Passar azeite e alho nas fatias dos pães e colocá-los para pré-assar por 10 minutos forno a 150 graus. Picar os tomates em cubos, o alho, ralar o queijo, misturar com os outros ingredientes, deixar descansar enquanto os pães terminam de assar. Dispor o recheio sobre as fatias de pães, e levar para assar novamente por 7 minutos mais ou menos, forno a 180 graus.

Harmonização: Servir harmonizada com Vinho Chardonnay ou Vinho Rosè.