O bem-sucedido complexo enoturístico da Vinícola Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí, acaba de ganhar mais um selo de certificação público-privado por meio da CEO do projeto Conexidades, Silvia Melo. O projeto conecta agentes do poder público e da iniciativa privada em debates em prol do desenvolvimento econômico, inovador e sustentável dos municípios paulistas.

Presidente-executiva e coordenadora-geral da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Silvia é profunda conhecedora de políticas públicas e de projetos privados que geram renda e emprego e que fomentam o desenvolvimento das regiões. É neste sentido, de ser um dos pilares econômicos da Serra da Mantiqueira paulista, que o empresário Marco Antonio Carbonari e Célia Pinotti Carbonari concederam a entrevista a Silvia. Ela esteve em Campos do Jordão, vizinha a São Bento.

“Gostaria que vocês soubessem o quanto o nosso País é bacana, o quanto o nosso estado é bacana. Nada resiste ao fruto do trabalho”, observou Silvia, sobre o projeto empreendedor da Villa Santa Maria. Na visita, a CEO do Conexidades destacou ainda a última conquista de um dos rótulos produzidos pela vinícola. Trata-se da indicação do Brandina Assemblage 2020, Vinho Fino Tinto Seco, que foi listada na seleção feita pelo colunista Jorge Lucki, do jornal Valor Econômico. Ele é um dos nomes mais respeitados no mundo do vinho e é considerado uma autoridade no assunto.

 

Silvia Melo reforçou a excelência de produção da Villa Santa Maria e valorizou a indicação do Brandina Assemblage.

 

O portfólio da vinícola, aliás, soma dezenas de títulos entre as suas principais conquistas. Este ano já ganhou duas medalhas do concurso 2023 da Decanter, o mais prestigiado e influente do mundo. O Assemblage 2020 e o Sauvignon Blanc 2021 receberam medalhas de prata nesta edição.

A Villa traz ainda, com orgulho e satisfação, premiações do Concurso Mundial de Bruxelas (duas vezes); da própria Decanter Word Wine Awards; da Avaliação Nacional de Vinhos; e da Wines of Brazil Awards, em anos sucessivos.

 

Veja abaixo em nosso canal do YouTube a entrevista à CEO Silvia Melo:

 

 

Para Marco Carbonari, a indicação de Jorge Lucki enche de orgulho e satisfação todo o time da Villa Santa Maria, dos envolvidos na lavoura até os colaboradores que cuidam da etapa final de comercialização. “É uma realização enorme ter esse resultado. Pra gente, o Jorge Lucki é uma inspiração. É o maior conhecedor de vinhos do mundo. Estamos super felizes por ter o Jorge Lucki nos recomendando”, observou Marco.

“Tudo isso é fruto de um sonho e de um trabalho longo. Muita dedicação. Muitas pessoas envolvidas. Muitas pessoas queridas juntas. Não estamos sozinhos”, complementou Célia. “A indicação do Jorge Lucki é uma conquista maravilhosa”, finalizou Célia.

 

Entenda a indicação

A edição do jornal Valor Econômico da última sexta-feira, 15 de dezembro, dedica uma página especial ao tema. Intitulada “O Melhor do Novo Mundo”, a lista faz uma seleção dos rótulos que se destacaram ao longo do ano.

O Brandina Assemblage 2020 está listado na categoria Vinho Tinto. Ele faz parte da seleção Melhor relação qualidade/preço do mercado brasileiro, com preço de R$ 169,00. O vinho pode ser adquirido na loja on-line da Vinícola Villa Santa Maria. O e-commerce pode ser acessado aqui.

 

 

O colunista Jorge Lucki explica que a lista é dividida em regiões, gêneros e categorias de preço, “no sentido de auxiliar o leitor na tarefa de escolher quais garrafas comprar”. A lista do Novo Mundo traz representantes de oito países: Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Estados Unidos, Nova Zelândia, África do Sul e Uruguai.

“O mercado brasileiro voltou a ter a atenção dos produtores de vinho mundo afora, em parte porque a imagem do Brasil no Exterior melhorou, mas também por causa da crise em países importadores importantes, caso da China, EUA e Reino Unido”, explica Jorge Lucki.

 

 

 

“Produtores chilenos, argentinos, portugueses e italianos, principalmente, elegeram o Brasil como um dos mercados prioritários, como demonstra o grande número de eventos e visitas de representantes de vinícolas desses países por aqui durante 2023”, complementa o colunista.

O prestígio e reconhecimento dos Vinhos de Inverno no Brasil, resultantes da técnica da dupla poda, também colaboram para este ótimo momento da produção nacional, conforme salientam os gestores da Vinícola Villa Santa Maria. A vinícola, aliás, integra a Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin).

 

 

Jorge Lucki

Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Jorge Lucki consolidou sua formação em vinho na Academie du Vin de Paris. Além de colunista do jornal Valor Econômico e das revistas Valor Investe e Prazeres da Mesa, Lucki é consultor de livros sobre vinhos traduzidos no Brasil e coautor do guia “Descorchados América do Sul”. Por muitos anos foi uma voz conhecida no rádio. Ele tinha, até este ano, uma coluna na CBN, intitulada Momento do Brinde.

Outras Notícias Relacionadas