A história da Vinícola Villa Santa Maria começou como a de outras tantas famílias, que um dia saem do interior para morar na capital, e depois de um tempo passam a sonhar em voltar para o interior.
Com a nossa vida indo a mil por hora, resolvemos achar um lugar para recarregar as energias nos finais de semana. Assim, chegamos ao Vale do Baú. Às vezes nos perguntam; como vocês descobriram esse lugar? Na verdade, nossa família veio daqui, nasceu nesse lugarzinho lindo. Por isso foi uma redescoberta. Parece que já fazíamos parte daqui, desde sempre.
Entre 2000 e 2001 compramos uma área e construímos nossa casa. Em seguida começamos a planejar o plantio de uvas, com o sonho de um dia ter uma vinícola. Era uma ideia bastante arrojada, uma vez que ninguém jamais tinha tentado esse tipo de cultivo em São Bento do Sapucaí.
Era preciso arriscar, e começamos então nossas experiências em 2004. Ao saber de um grupo que estava iniciando o plantio de vitis viníferas na Serra da Mantiqueira, com a proposta de inversão de poda, a fim de obter as uvas no inverno, ficamos muito entusiasmados e nos juntamos a eles. Um ano depois, em 2005, começamos o plantio.
Assessorados pelo especialista Murillo Albuquerque Regina, plantamos cerca de 4.500 mudas de uvas. Entre elas, escolhemos as uvas bordalesas, nossa paixão: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot e Syrah.
Começamos a conhecer melhor o que nosso terroir era capaz de produzir. Depois de cinco anos de cuidados intensos com a plantas, começamos a vinificação. O resultado que tivemos foi o de um vinho de excelente qualidade, segundo os padrões que estávamos buscando. Era a confirmação de que estávamos no caminho certo. Demos por concluída a etapa experimental e começamos então uma vinha profissional.
Plantamos entre 2011/2012 mais 25.000 pés, totalizando 20 hectares ao todo. Neste ano introduzimos as uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc. Essas duas últimas se adaptaram de maneira excepcional.
Em 2018 ampliamos nosso vinhedo com o plantio de mais 40.000 pés, onde iniciamos também o plantio da uva Viognier. Hoje, ao todo, são 60 mil pés, das quais 30 mil produzindo. Nossa caminhada até aqui foi longa, porém muito prazerosa.
Aprendemos que esta região é muito rica em clima, solo e outras belezas. Nossos 90 hectares de propriedade, incluindo a parte social, representam não só a incrível oportunidade de buscar um portfólio de vinhos de reconhecimento internacional, mas também nosso amor pela natureza e nosso encantamento pela Serra da Mantiqueira.