O Brasil ainda não é top 10 no ranking dos países com maior consumo de vinho. Mas, aos poucos, o hábito vai se consolidando e se transformando em pilar de um mercado em franca expansão. Parte deste sucesso é decorrente da qualidade que os Vinhos de Inverno têm alcançado nos últimos anos, fruto de pesquisa, investimento e tecnologia. A Vinícola Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí, é produtora do rótulo Brandina. O nome é uma homenagem à matriarca da família.

E neste 19 de maio, Dia Internacional do Vinho, a Villa Santa Maria tem motivos para celebrar. Seu portfólio tem conquistado novos fãs. Além disso, especialistas do vinho têm realçado o Brandina como sinônimo de qualidade e referência.

 

Desde que começou a engarrafar a sua produção, na década passada, a vinícola vem colecionando prêmios, medalhas e recomendações.

 

São 14 títulos entre as principais conquistas. A Villa traz com orgulho e satisfação premiações do Concurso Mundial de Bruxelas, em 2017; da Decanter Word Wine Awards, em 2020; da Avaliação Nacional de Vinhos, em 2021; e da Wines of Brazil Awards, em anos sucessivos desde 2020.

Na propriedade são ao todo quase 70 mil pés, dos quais 40 mil produzindo, nas variedades Chardonnay, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Sauvignon Blanc, Syrah, Merlot e Viognier. Destas, apenas a Chardonnay é safra de Verão. As demais são colheita de Inverno.

 

Os números do consumo

A pandemia, enfrentada principalmente nos anos de 2020 e 2021, trouxe mudanças no mercado internacional de vinhos, recebendo mais adeptos à bebida. No Brasil, não foi diferente. O consumo per capita de vinho hoje em território brasileiro está em 2 litros anual, segundo a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS). A movimentação brasileira foi de 438,8 milhões de litros da bebida em 2022.

 

Em escala nacional, o Vinho de Inverno tem criado novas fronteiras, com mais estados produtores. O segmento está sob a gestão da Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin).

 

Atualmente 41 associados produzem Vinhos de Inverno no País. Eles estão presentes em três regiões brasileiras (Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste), seis estados e 30 municípios. Outros produtores estão em processo de adesão à Anprovin, o que tem encorpado e fortalecido o setor.

 

 

O portfólio Brandina

A família Brandina tem hoje o Gran Reserva 2020, o Assemblage 2021, o Sauvignon Blanc 2021, o Chardonnay 2021, o Rosè 2020 e o Extra Brüt Chardonnay. A lista é completada pelo Hidromel e pelo novo integrante do “clã”, o Brandina Dry Gin.

 

Data

De acordo com o blog Lovino, no Brasil, o Dia Internacional do Vinho é comemorado no primeiro domingo de junho. Mas em escala mundial, no entanto, o dia escolhido é o 19 de maio. Independentemente das datas, o importante é celebrar!

 

Outras Notícias Relacionadas