Importante segmento do agronegócio brasileiro, o enoturismo mostrou sua vitalidade e sua contribuição para a economia na 4ª edição do Conexidades, evento que mobilizou milhares de agentes públicos e privados na cidade de Olimpía, Interior de São Paulo, entre 23 e 27 de novembro. Com presença em estande e interlocução com autoridades e parceiros, o setor da vitivinicultura foi representada por membros da cadeia produtora e especialistas no assunto. A vinícola Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí (SP), próximo a Campos do Jordão, marcou presença com o seu comando acionário e com os vinhos Brandina, a marca registrada de seu empreendimento.

Não só o Brandina ocupou protagonismo no evento.  Primeira Estrada, Vinícola Davo, Maria Maria, Bárbara Eliodora, Vinícola Stella Valentino, Casa Verrone, Casa Geraldo e Vinícola Goés estiveram representadas no Conexidades por meio da Associação Nacional dos Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), um dos apoiadores do encontro. Os visitantes puderam conhecer um pouco mais dessa produção baseada na técnica da dupla poda, além de acompanhar palestra do presidente da entidade, o agrônomo e produtor Murilo Albuquerque Regina, o maior especialista em vinhos de Inverno do Brasil, responsável por qualificar e orientar pesquisas sobre o tema, incluindo o suporte técnico aos vinhedos  da Villa Santa Maria.

 

 

Temas fundamentais da Cidade do Futuro tiveram prioridade no evento, tais como a preservação do meio ambiente, os avanços com o Novo Marco Regulatório, a redefinição do papel do Estado na Ordem Econômica, o fomento à Agricultura e ao Turismo Interno e a valorização do papel Econômico e Social das micro e pequenas empresas.

Segundo a coordenadora do evento, Silvia Melo, o objetivo do encontro nacional é aproximar o setor privado do público, modelo que nos países do Primeiro Mundo foi bem-sucedido e fortaleceu as políticas públicas. “Cuidamos de todos os detalhes para produzir um evento especial, pois se trata do primeiro encontro presencial na área municipalista”, afirma ela, lembrando do gradativo retorno após o controle da pandemia.

O Conexidades é realizado pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), com correalização da Prefeitura e da Câmara de Olímpia, apoio do Desenvolve-SP, Detran, Sabesp e governo do Estado de São Paulo, e patrocínio de Tereos, Sebrae, Abrelpe e Associação Nacional dos Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin). O estande da Anprovin foi dividido com a BellaLuce, empresa referência no mercado de iluminação, com DNA voltado à tecnologia e à inovação.

 

Visitas e networking

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges, foi uma das autoridades que visitou o estande da Associação Nacional dos Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin) durante a 4ª edição do Conexidades. Itamar Borges foi recebido pelos empresários e sócio-proprietários da vinícola Villa Santa Maria, Marco Antonio Carbonari e Mario Augusto Carbonari, e pelo presidente da Anprovin, Murilo Albuquerque Regina. O secretário palestrou no evento, abordando o tema “Inovação no agronegócio”. O evento em Olímpia discute o papel das gestões pública e privada neste ambiente de retomada econômica.

 

 

O evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários, associações, agentes públicos e empresas privadas, em um encontro cujo objetivo é fomentar projetos, produtos e serviços que possam, agora ou no futuro, serem absorvidos pelos municípios. A programação contou com importantes painéis, um deles, justamente, o do enoturismo e da vitivinicultura. O pesquisador e professor Murilo Albuquerque Regina foi um dos palestrantes também. Sua apresentação no evento foi feita pelo empresário Marco Antonio Carbonari, que exaltou o pioneirismo de Regina e lembrou de sua técnica inovadora para o segmento.

 

 

Outros autoridades

Também estiveram presentes na 4ª edição do Conexidades autoridades como Marco Vinholi, secretário de Desenvolvimento Regional do Estado; Fernando Cunha, prefeito de Olímpia; José Roberto Pimenta, presidente da Câmara Municipal de Olímpia; Sebastião Misiara, presidente do Conselho Gestor da Uvesp; Antonio Carlos Fernandes Jr, presidente da Fenalegis; Gilson Conzatti, presidente da UVB; Cristiana de Castro Moraes, presidente do TCE-SP, além de diversos representantes dos poderes Executivo e Legislativo.