Vinhos, queijos, cachaças, cafés, artesanato, geleias, frutas e até cerveja de batata doce foram os protagonistas na área dos expositores no espaço “Do Campo à Mesa”, área dedicada à cadeia do agronegócio na Feira do Empreendedor do Sebrae. O evento começou na sexta-feira, dia 7 de outubro, e seguiu até o último dia 11, no São Paulo Expo e na plataforma digital Sebrae Experience.
Célia Pinotti Carbonari, produtora dos vinhos Brandina e presidente da Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados do Estado de São Paulo, destacou a força do agro no evento. “Estivemos aqui para mostrar ao público o que estamos produzindo e, sobretudo, como enxergamos esse importante setor para o desenvolvimento econômico e para a geração de emprego e renda. Temos, ainda, uma grande responsabilidade social junto às comunidades onde estamos inseridos”, ressaltou Célia.
A Câmara Setorial tem grande histórico de interlocução com a cadeia produtiva da vitivinicultura paulista e com o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Célia é sócia-proprietária da Villa Santa Maria, detentora dos rótulos Brandina. O empresário Marco Antonio Carbonari, da Villa Santa Maria, também prestigiou o evento do Sebrae.
A Villa Santa Maria produz Vinhos de Inverno a partir do sistema da dupla poda. A vinícola já representa um dos mais bem-sucedidos projetos de enoturismo do estado de São Paulo.
Do Campo à Mesa
A proposta do espaço na Feira do Empreendedor do Sebrae foi trabalhar a cadeia do agronegócio expandida, explorando as oportunidades de turismo e artesanato ligadas ao setor. O estande estava dividido em três ambientes. Ao entrar no espaço, o visitante assistiu um vídeo sobre a importância do agronegócio. Em seguida, foi a vez de conhecer a área de experiência com a apresentação e demonstração do processo de processamento de produtos oriundos do campo.
O terceiro ambiente foi a área de expositores, onde o visitante pode comprar e conversar com produtores de café, mel, geleia e vinho, por exemplo, e conhecer como eles exploram as experiências ligadas ao turismo e artesanato em suas propriedades.
Estiveram presentes expositores das regiões onde o Sebrae atua com o Programa de Desenvolvimento Local (PDL): Mantiqueira, Circuito das Águas, Circuito das Frutas, Parelheiros, Rota do Café, Rota Noroeste e Vale do Ribeira. Além disso, estiveram presentes parceiros como Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Abrasel, Senar e Instituto Federal.