O governador Romeu Zema, de Minas Gerais, visitou a unidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Caldas, destacou a qualidade dos vinhos e parabenizou os produtores pelo trabalho e pioneirismo, dentre eles o Brandina, premiados na competição internacional Decanter World Wine Awards, cujo resultado foi divulgado no final de setembro.

“Chamou a atenção do governador o elevado nível de qualidade que algumas vinícolas do Sul de Minas e São Paulo alcançaram em nível de Brasil e até no mundo”, comemora Guto Carbonari, um dos sócios da Vinícola Villa Santa Maria e responsável pelo Setor de Vinhos e Agronomia. Guto esteve presente no encontro com  Zema e representantes de um grupo seleto de vinícolas no último dia 15 de outubro. “Com certeza temos um grande futuro pela frente. Precisamos deste agronegócio pujante que traga desenvolvimento”, disse o governador Romeu Zema à Agência Minas. O evento foi sucedido de um almoço em uma das fazendas produtoras para conhecer de perto o trabalho que vem sendo realizado.

Em sua maioria, as vinícolas que tiveram rótulos premiados utilizam a tecnologia da dupla poda, técnica que consiste na inversão do ciclo da videira, que altera para o Inverno o período de colheita das uvas destinadas à produção de vinhos. “A premiação internacional atesta não somente a qualidade da bebida, mas também do manejo da cultura, além de render reconhecimento. Tudo isso é possível graças às técnicas da Epamig, à dupla poda e ao pacote tecnológico, que propiciaram o desenvolvimento da cadeia da vitivinicultura na Mantiqueira”, afirma a enóloga da Epamig, Isabela Peregrino.

O especialista em vitivinicultura Murilo de Alburquerque Regina, responsável por desenvolver a ideia no Brasil, destaca: “inauguramos outro jeito de fazer vinho no Brasil e eles estão impressionando pela qualidade”. Segundo Murilo, a realidade implantada vai crescer, gerar emprego, riqueza e negócios.

A Vinícola Villa Santa Maria – produtora dos vinhos Brandina – fica em São Bento do Sapucaí (SP), próxima a Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, divisa com o estado de Minas Gerais.

Com Informações da Agência Minas