Organizadores, participantes, parceiros e apoiadores do projeto Vinhos e Culinária da Mantiqueira, encerrado este mês no entorno de Campos do Jordão, fizeram um balanço extremamente positivo do evento. Para eles, a primeira edição da iniciativa mostrou a força gastronômica e enoturística da região, a excelência dos produtos gerados no circuito e o imenso potencial ainda a ser explorado. A Serra da Mantiqueira é um dos lugares mais encantadores do Sudeste brasileiro, com sua peculiar cadeia de montanhas e visual agradável e convidativo. Ao longo dos últimos anos tem se consolidado como um virtuoso roteiro turístico por conta de sua rede hoteleira e inúmeras opções enogastronômicas. O evento contou com visitas a vinícolas de São Bento do Sapucaí, como a Villa Santa Maria e a Entre Vilas, além de degustação de produtos regionais. A programação incluiu recepção e atividades no Hotel Toriba, de Campos do Jordão, espaço que sediou também um jantar especial para valorizar as peculiaridades da Mantiqueira.

Para o curador do projeto, o chef André Boccato, o evento confirmou-se como uma experiência extraordinária. “Para mim, esse workshop significou uma grande união de produtores locais como as duas vinícolas visitadas, o Toriba e os chefs que atuam para valorizar o terroir da Mantiqueira”. Boccato salientou ainda que o projeto “provou como uma região pode ser mostrada unida e, assim, conquistar turistas gastronômicos de alta qualidade para fortalecer toda a região”.

A empresária e arquiteta Célia Pinotti Carbonari, uma das proprietárias da Vinícola Villa Santa Maria, observou que o enoturismo na região tem crescido bastante, o que exige dos investidores uma atenção especial para com a infraestrutura e os cuidados no atendimento. “Recebemos cada vez mais turistas interessados em experiências completas, que unem a boa gastronomia, o vinho de qualidade, a exuberância da natureza e os valores ligados à sustentabilidade. É preciso estarmos atentos a esse público que tem nos brindado com esse olhar carinhoso”, completou a empresária.

Para o empresário Marco Antonio Carbonari, foi um imenso prazer ser um dos parceiros do evento. “Nosso compromisso é buscar uma produção de excelência, com rigor técnico na produção, para que isso se reflita em nossos vinhos Brandina. Além disso, como investidor, sempre prezamos a força comunitária. Aliás, a quase totalidade de nossos funcionários é toda regional, uma mão de obra local que impulsiona ainda mais os valores e a força da Mantiqueira”, finalizou Marco Antonio Carbonari.