Pioneira numa das regiões mais encantadoras da Serra da Mantiqueira, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, a Vinícola Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí (SP), é uma das integrantes da Rota dos Vinhos, novo projeto de fomento e divulgação que visa fortalecer o enoturismo. Considerada referência em produção, atendimento, investimento e operação agro, a Villa Santa Maria é considerada uma das vinícolas mais charmosas do Sudeste brasileiro, com crescente interesse de visitação entre os turistas. Nos últimos meses, o empreendimento tem sido fonte de pauta e reportagens nacionais e internacionais. “Estamos no caminho certo”, pontua Célia Pinotti Carbonari, arquiteta e sócia-proprietária do complexo. Ela é a responsável por todo o projeto conceitual do espaço, que une restaurante, loja, cave, espaços de convívio, jardins e acomodações para recepções e eventos. “Não poderíamos ficar de fora desse projeto”, considera o empresário Guto Carbonari, sócio-proprietário e responsável pelo Setor de Vinhos e Agronomia da propriedade.

 

 

 

 

A região da Serra da Mantiqueira tem se notabilizado por um crescimento sustentável e consistente do enoturismo nos últimos anos. Essa expansão se dá por conta da qualificação da rede de serviços, da busca por produtos enogastronômicos de excelência e pela profissionalização dos segmentos de apoio e fomento ao setor, sejam públicos ou privados. Nesta cadeia entram iniciativas de capacitação de famílias e empresas que vivem do enoturismo e também projetos de fortalecimento mútuo, com visão estratégica do marketing.

É neste contexto que a Mantiqueira ganha a Rota dos Vinhos, iniciativa de um grupo independente que tem pelo menos três objetivos bem claros: fortalecer a economia local, aumentar a permanência de turistas na região e apoiar os empresários, de pequeno, médio ou grande perfis.

As vinícolas

A Rota dos Vinhos tem entre os seus participantes quatro vinícolas: Villa Santa Maria, Raízes do Baú/Portal da Luz, Bela Vista e Entre Vilas. Elas são as principais protagonistas do projeto, pois oferecem um conjunto de atrações que atraem os turistas em busca de experiências enogastronômicas, de lazer e de contemplação da natureza. Para o empresário Marco Antonio Carbonari, proprietário da Vinícola Villa Santa Maria, a construção desse projeto exigiu não só investimento, mas resiliência e constante aprimoramento. “Não era simplesmente plantar uvas e produzir vinhos. Há muitas variáveis envolvidas, sobretudo o rigor técnico necessário e a perseverança do time para alcançar níveis de excelência. Temos equipes extraordinárias envolvidas no projeto da Villa, seja nas áreas de atendimento, agro, planejamento, administrativo e suporte à comunicação”, observa Marco Antonio Carbonari.

 

 

 

Fortalecimento conjunto

A Rota dos Vinhos da Mantiqueira identificou, segundo os seus idealizadores, uma lacuna a ser ocupada na região: unir os empresários, funcionários e gestores em torno de um projeto maior de fortalecimento mútuo. “A Rota dos Vinhos busca trazer visibilidade para o enoturismo na região e fortalecer o cooperativismo entre as vinícolas. A ideia é que uma divulgue a outra e aumente o desenvolvimento do comércio local”, afirma Clarissa Oliveira dos Santos, sócia e uma das responsáveis pelo projeto.

O projeto está sustentado em dois municípios de alta relevância turística, cidades que reúnem belezas naturais, clima aconchegante para quem gosta de temperaturas mais amenas e um circuito enogastromômico e hoteleiro muito apreciado. Campos do Jordão, por exemplo, é considerada uma espécie de Suíça brasileira, com forte vocação para o turismo, além de ser um polo de malhas, chocolates e delícias gastronômicas. O outro município é São Bento do Sapucaí, com suas paisagens deslumbrantes e atrativos para esportes de aventura, como montanhismo, escalada e trilhas por bikes e veículos 4X4. O conjunto rochoso da Pedra do Baú é o grande destaque, atraindo amantes da natureza e observadores das imagens belas da vida.

Inauguração on-line

E, em tempos de pandemia, a inauguração da Rota ocorreu na última quinta-feira (10 de junho), de forma totalmente remota. Proprietários de pousadas e das vinícolas, além de gestores do enoturismo regional, estiveram reunidos virtualmente para celebrar o projeto. Para isso, uma sala de plataforma on-line foi criada para agregar todos os envolvidos. Célia Pinotti Carbonari e Guto Carbonari representaram a Villa Santa Maria. Marcelo Motta foi o representante da Raízes do Baú/Portal da Luz. A Bela Vista contou com a participação de um dos sócios, Marcos Vinícius Cardoso da Silva, e a Entre Vilas foi representada pelo proprietário Rodrigo Veraldi. Integra também o circuito de visitação turística o complexo Oliq, formado pelas fazendas Santo Antônio e São José do Coimbra, espaço que agrega visitação e experiência gastronômica. No lançamento on-line a Oliq foi representada por uma das proprietárias, Vera Ribeiro. Todos contaram um pouco do projeto de cada um e, ao final, os organizadores sortearam uma cesta de delícias enogastronômicas para os turistas que já seguem os perfis da Rota nas redes sociais. O circuito para os turistas começa oficialmente no próximo dia 18.

O projeto

Além da divulgação em si e da união dos empreendedores, a Rota dos Vinhos da Mantiqueira vai oferecer ao turista uma oportunidade de fazer o circuito de visitação para que ele tenha a experiência de conhecer lugares incríveis e saber mais sobre cada um dos negócios ali instalados, parte deles resultado de décadas de investimento e de sonhos acalentados por famílias há várias gerações. O turista será incentivado a percorrer, por exemplo, as vinícolas participantes do projeto. Em cada um desses lugares, ele terá uma espécie de carimbo de passagem. Para isso, o time da Rota criou uma passaporte exclusivo para orientar e organizar as visitas e as passagens.

Veja quem são as pousadas participantes

1- POUSADA DAS HORTÊNSIAS (Campos do Jordão)
2- POUSADA ALDEIA DOS MANACÁS (São Bento do Sacupaí)
3- POUSADA REFÚGIO MANTIQUEIRA (São Bento do Sacupaí)
4- POUSADA VILLA DA MONTANHA (São Bento do Sacupaí)
5- POUSADA QUINTA DOS COLIBRIS (São Bento do Sacupaí)
6- POUSADA DA PEDRA (Campos do Jordão)
7- POUSADA DO QUILOMBO (São Bento do Sacupaí)
8- POUSADA ALTO DA BOA VISTA (Campos do Jordão)
9- POUSADA CASA & CAFÉ (Campos do Jordão)
10- CHÁCARA BORA BORA (São Bento do Sacupaí)
11- LA TOSCANA (Campos do Jordão)
12- POUSADA VILLA DO CAPIVARY (Campos do Jordão)
13- POUSADA CASA GIALLA (Campos do Jordão)
14- CHALÉS POR DO SOL (Campos do Jordão)