A edição semanal da revista Veja acaba de abrir espaço, mais uma vez, para a qualidade dos vinhos produzidos na Serra da Mantiqueira. Reportagem assinada pelo jornalista André Sollitto destaca o ótimo desempenho obtido por vinícolas nacionais no mais prestigiado concurso de vinhos do mundo, a competição global Decanter World Wine Awards 2023, considerada a Olimpíada do segmento.

As duas medalhas de prata concedidas a vinhos produzidos pela Vinícola Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí (SP), estão devidamente registradas na reportagem. A Decanter World Wine Awards 2023 destacou o Brandina Assemblage 2020 e o Brandina Sauvignon Blanc 2021. Foram avaliados nada menos que 18.500 rótulos. O Brasil, por sua vez, conquistou 105 medalhas, das quais 25 de produtores da Serra da Mantiqueira.

 

 

A Decanter, estabelecida no Reino Unido, acaba de alcançar a sua 20ª edição. Especialistas de todo o planeta têm o concurso como uma referência de qualidade e um atestado de excelência. Seu processo é extremamente rigoroso e anônimo, o que reforça o valor da conquista e o tamanho da façanha da Villa Santa Maria.

 

 

A reportagem da Veja resgata a história visionária e bem-sucedida do então pesquisador Murillo de Albuquerque Regina, que, quando atuava na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), liderou a experiência da técnica de inversão da colheita, a chamada dupla poda. Hoje, a tecnologia abriu novas fronteiras para os vinhos brasileiros e se consolidou como expoente da produção nacional.

 

O porta-voz da Villa na reportagem foi o empresário e sócio-proprietário Mario Augusto Carbonari.

 

à Veja, Guto Carbonari, que é responsável pelo setor de Vinhos e Agronomia da Villa Santa Maria, disse que os parreirais da propriedade têm testado diferentes manejos, adubos e aminoácidos, um conjunto de técnicas que se somam e ao terroir do Vale do Baú. “Cada um experimenta algo e compartilha o que funciona. Com isso, conseguimos absorver mais conhecimento em menos tempo”, relatou Guto ao jornalista.

Sobre a premiação, Guto Carbonari admite que, “sem falsa modéstia”, a Villa esperava em algum momento colher, em premiações e reconhecimentos, o fruto do trabalho e do investimento. “A surpresa foi isso ter acontecido tão cedo”, pontuou.

 

Guto Carbonari, responsável pelo setor de Vinhos e Agronomia da Villa Santa Maria, verifica a evolução dos cachos

 

Com as duas medalhas do concurso 2023 da Decanter, o portfólio Brandina soma 16 títulos entre suas principais conquistas. A Villa traz com orgulho e satisfação premiações do Concurso Mundial de Bruxelas (duas vezes); da própria Decanter Word Wine Awards; da Avaliação Nacional de Vinhos; e da Wines of Brazil Awards, em anos sucessivos.

Enquanto a revista chegava às bancas e aos assinantes, a Villa Santa Maria expunha os seus vinhos na segunda edição do Festival de Vinhos de Inverno, em Campos do Jordão. O evento é uma realização da Associação Nacional de Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin), que congrega 41 vinícolas no País, entre elas a Villa Santa Maria.

Outras Notícias Relacionadas