A região montanhosa da Mantiqueira, em São Bento do Sapucaí (SP), pertinho de Campos do Jordão, é encantadora em qualquer estação. Mas na Primavera, que começa nesta quarta-feira, 22 de setembro, as belezas naturais desse lugar abençoado são potencializadas ainda mais pela paisagem colorida que dá as caras depois do Inverno.
Nos vinhedos, cuidados com carinho pelo time agro da vinícola, é tempo de brotação. “Logo que a vinha brota, ela vem com cachos minúsculos. São botões que tornam-se flores num período estimado de duas semanas”, explica Guto Carbonari, responsável pelo Setor de Vinhos e Agronomia da vinícola. E as uvas? “Depois das flores, é a hora das frutas”, conclui Guto.
Neste período, a plantação está na etapa da florescência, que na botânica lembra o momento da pujança e do desenvolvimento inicial. Nesta fase, entra o time agro da Villa para uma intervenção importante, que fará diferença no resultado final da produção. “Neste período, fazemos um raleamento dos brotos para deixar só os ramos mais vigorosos, que são os ramos que podaremos novamente na inversão”, salienta Guto, referindo-se à técnica de dupla poda ou poda de Inverno adotada na vinícola.
Esse sistema tem sido utilizado com alta performance na propriedade, resultando em vinhos de excelência. A Villa Santa Maria produz o rótulo Brandina. Quem quiser ter essa experiência, visitar o vinhedo, degustar o vinho e apreciar o menu gastronômico pode fazer a reserva no WhatsApp (12) 9 9649-2728.
A Villa fica na Estrada Municipal José Theotônio da Silva, s/n Bairro do Baú – São Bento do Sapucaí (SP) a 10 km do Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão. O atendimento ocorre somente mediante agendamento. O complexo enogastronômico abre de quinta a domingo, das 11h às 17h.