O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, visitou as dependências do complexo enogastronômico e dos vinhedos da Vinícola Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí, na última sexta-feira, 21 de janeiro. O secretário foi recebido pelos acionistas do empreendimento Marco Antonio Carbonari, Célia Pinotti Carbonari e Mario Augusto Carbonari. Eles apresentaram os espaços de visitação aos turistas, detalharam o processo de aperfeiçoamento dos vinhos Brandina e mostraram o estágio de crescimento das uvas, além de contarem um pouco sobre a história que construíram desde os anos 2000 na Serra da Mantiqueira.

Acompanhado de sua equipe, o secretário ficou impressionado com a estrutura da Villa Santa Maria e bastante orgulhoso de a vitivinicultura paulista oferecer um projeto de tamanha qualidade, garantindo ao vinho nacional um lugar seleto num dos segmentos mais disputados do mundo. Itamar Borges conheceu de perto o microclima do Vale do Baú, onde os parreirais avançam sobre as encostas e no qual o terroir garante produção de excelência.

 

Marco Carbonari mostra as instalações ao secretário estadual Itamar Borges

 

O empresário Marco Carbonari detalhou os planos de expansão e contou que os investimentos na Villa Santa Maria serão mantidos ao longo dos próximos anos. Célia Pinotti Carbonari,  responsável pelo projeto conceitual e arquitetônico do espaço, comentou sobre detalhes da construção e de como a natureza favorece a integração com os vários ambientes. Mário Augusto Carbonari explicou o processo de plantio e fez um resumo de como a vinícola tem obtido ótimas safras.

 

Guto Carbonari explica o processo de crescimento e poda invertida

“A Vinícola Villa Santa Maria é considerada uma das mais charmosas do Brasil com todo o merecimento . O local é muito bonito, com uma vista deslumbrante do vinhedo com mais de 60 mil plantas de uvas viníferas. Além disso, oferece aos visitantes a oportunidade de degustar o vinho Brandina, reconhecido no Brasil e no exterior pela sua qualidade. A vinícola chega a receber seis mil visitantes por mês e mostra como o enoturismo e todo o turismo rural despertam cada vez mais atenção da população e como é uma atividade promissora”, ressaltou Itamar Borges.

É a segunda vez que o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo se encontra com o comando da Villa Santa Maria. A primeira vez ocorreu na cidade de Olímpia, Interior de São Paulo, em novembro último, durante a quarta edição do Conexidades.  Itamar Borges palestrou no evento, abordando o tema “Inovação no agronegócio, e aproveitou para visitar o estande da Associação Nacional dos Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin).

Na ocasião, comversou com os sócio-proprietários da vinícola, Marco Antonio Carbonari e Mario Augusto Carbonari, e com o presidente da Anprovin, o professor e pesquisador Murilo Albuquerque Regina. Borges degustou o Brandina e outros rótulos que estavam sendo mostrados na feira.

O evento de Olímpia reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários, associações, agentes públicos e empresas privadas, em um encontro cujo objetivo era fomentar projetos, produtos e serviços que possam, agora ou no futuro, serem absorvidos pelos municípios. A programação contou com importantes painéis, um deles, justamente, o do enoturismo e da vitivinicultura.

 

Um brinde de despedida e as boas-vindas do complexo enogastronômico