O sommelier da Vinícola Villa Santa Maria, Christian Pinotti, foi o entrevistado de uma live promovida nesta semana pela também sommelier Kézia Giugni, influencer e referência no mercado de vinhos, cursos, degustações e eventos. Multimídia, Kézia é também a apresentadora do programa Música & Vinho na Rádio Centro América FM, de Cuiabá (MT). A influencer está atualmente no mercado de São Paulo, onde busca boas histórias do segmento. E a boa história que a sommelier decidiu contar na live foi a trajetória da Villa e a força do enoturismo na Serra da Mantiqueira.

No bate-papo, transmitido pelo Instagram, Christian Pinotti recordou as origens da vinícola, relatou a importação das primeiras mudas vitiviníferas em 2004, explicou o investimento feito pela família Carbonari e detalhou as características do complexo enogastronômico, incluindo as virtudes decisivas do terroir que resulta em vinhos de excelência, sob o rótulo Brandina.

Uma das histórias mais saborosas contadas por Christian foi o sinal de que a propriedade no Vale do Baú era realmente destinada à produção de vinhos finos. “Estávamos certa vez andando por uma trilha e vimos um sombreiro, a árvore de onde retiramos a casca para fazer as rolhas. Era um sinal”, divertiu-se Christian. O que veio depois foi justamente o empenho em buscar uma produção de rigor técnico para produzir vinhos de altíssima qualidade. Sobre isso, o sommellier destacou os prêmios e medalhas que o Brandina tem recebido ao longo dos últimos anos.

Na live, Christian falou também da técnica da dupla poda utilizada pela vinícola, estratégica para inverter o ciclo e obter melhor resultado produtivo. O sommelier exaltou também a percepção dos investidores na Mantiqueira, que compreenderam o promissor mercado do enoturismo e que estão qualificando a rede de serviços na região. Para Kézia, que visitou a Villa Santa Maria em 2020, a vinícola é “espetacular”. “Fiquei encantada. Já podemos sonhar com a visitação. O turista tem que prestigiar e valorizar o que temos de melhor”, defendeu, referindo-se às vinícolas nacionais, entre elas a Villa. “É a mais charmosa do Sudeste brasileiro”, pregou Christian. “É verdade”, consentiu Kezia.

 

No bate-papo, Kézia e Christian degustaram um Assemblage 2020 (rótulo preto), com predominância da uva Syrah, oportunidade em que falaram sobre as características sensoriais. “Eu apaixonei”, disse Klézia, sobre o Brandina. “Elegância e complexidade”, definiu. Na live, os sommeliers lembraram da loja virtual, onde é possível comprar os vinhos. Basta entrar no endereço www.brandina.com.br. Kézia aproveitou a live para anunciar que no segundo semestre vai liderar um happy wine tour na Villa Santa Maria. “Vai ser o primeiro pós-pandemia”, disse Kézia. “É um privilégio”, agradeceu Christian. Cheers!!!