Um evento on-line dedicado a discutir a força do enoturismo e promovido pelo curso de Gestão em Turismo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus da capital paulista, contou com a participação, nesta quarta-feira, 8 de dezembro, do empresário Mario Augusto Carbonari, responsável pelo setor de Vinhos e Agronomia da Vinícola Villa Santa Maria. O encontro na plataforma do YouTube debateu temas como a enogastronomia, a harmonização, a excelência dos vinhos nacionais e as técnicas que hoje traduzem o melhor da vinificação brasileira, como a dupla poda, adotada pela Villa Santa Maria e outras vinícolas da Serra da Mantiqueira.

Guto Carbonari foi convidado pelos alunos e docentes do curso de Gestão em Turismo do IFSP para falar sobre o crescimento do enoturismo na região Sudeste brasileira e como a Villa Santa Maria entrou na seleta galeria das mais belas e charmosas vinícolas do Brasil. Guto Carbonari fez uma exposição de imagens do complexo enogastronômico, dos espaços de recepção aos turistas, do investimento constante em pesquisa, do microclima da região e dos vinhedos que avançam pelas encostas exuberantes do Vale do Baú. “Fiquei muito feliz por poder contribuir com o Instituto Federal, alunos, professores e pesquisadores. O enoturismo mudou de patamar nos últimos anos e tem uma importância econômica e cultural muito grande”, observou Guto Carbonari.

Para ele, o vinho nacional tem demonstrado potência e rigor, colocando-se numa posição de grande reconhecimento nacional e internacional. A Villa Santa Maria é a produtora do rótulo Brandina, nome que homenageia a matriarca da família, a Vó Brandina. “A Villa Santa Maria está à disposição. Nosso time tem buscado se aprimorar cada vez mais, seja no conceito do atendimento ao turista seja nas técnicas adotadas em nossos parreirais”, finaliza.

 

 

 

Além de Guto Carbonari, participaram do evento on-line nesta quarta-feira o doutor em Geografia e mestre em Turismo Vander Valduga, coordenador do projeto de pesquisa Terroirtur  e pós-graduado em Hospitalidade, e o sommelier Breno de Faria, profissional pela ABS e produtor do curso on-line “Vinho, muito prazer!”.

A equipe de cerimonialistas do evento, denominado de “Na Taça”, foi formada pelos estudantes do IFSP Sofia Vendrame (coordenadora da Comisão de Comunicação e Markqting), Kelvin Castilho (coordenador da Comissão de Logística) e Bianca Trombini (assistente da Comissão Geral do Evento).