Dentro de seu processo contínuo de capacitação profissional e aperfeiçoamento técnico, a Vinícola Villa Santa Maria, localizada em São Bento do Sapucaí (SP), acabou de participar do curso de manutenção e operação de tratores agrícolas. Foram cinco dias de aulas teóricas e práticas para a formação e treinamento de seis operadores ligados à própria vinícola e outros oito da comunidade do Vale do Baú.
O curso foi ministrado por meio de parceria entre Sindicato Rural de São Bento do Sapucaí e Senar/SP, o braço educacional da Federação das Associações Rurais do estado de São Paulo e cuja missão é promover a formação profissional e implementar ações que busquem o bem-estar social dos trabalhadores rurais.
Para o empresário Guto Carbonari, responsável pelo Setor de Vinhos e Agronomia da Villa, o curso foi de fundamental importância para qualificar ainda mais o time agro e atualizar informações relevantes de operação.
“A instrução é vital para aprimorar os métodos de trabalho e ampliar o conhecimento de nosssos colaboradores quanto aos processos tecnológicos”, salientou Guto.
Ele lembrou que a agricultura nos tempos contemporâneos é bastante digital e de precisão, necessitando de processos contínuos de formação das equipes. Guto Carbonari destacou ainda que a Villa Santa Maria utiliza tratores da New Holland, uma das maiores fabricantes mundiais de maquinário para o agronegócio.
São veículos de alta potência com tecnologia de ponta embarcada de fábrica e totalmente conectados, o que possibilita tomada de decisões em tempo real. “Tudo isso amplia a performance e eficiência, mas para isso, é preciso que seu time esteja bem preparado”, finalizou Guto.
Os treinamentos na Villa Santa Maria são regulares, não só dirigidos ao time agro, mas também ao pessoal do complexo enogastronômico. A formação de primeiros-socorros, por exemplo, é outra capacitação que a Villa Santa Maria faz questão de oferecer.
Este suporte aos funcionários os prepara para agir em emergências e traumas. O objetivo é dar aos colaboradores noções mínimas para intervir em acidentes e incidentes que eventualmente possam ocorrer na propriedade, fazendo com que eles possam ter habilidade suficiente para agir de forma rápida e correta até a chegada do profissional da área.
Entre os procedimentos abordados nesta capacitação estão técnicas de intervenção para casos de engasgo, desmaio, parada cardiorrespiratória, ferimentos, fratura e acidentes com animais peçonhentos, entre outros.
Quanto ao treinamento dos tratores agrícolas, o curso foi ministrado pelo instrutor Herowilson. O treinamento teve grande aceitação interna e foi possível observar como os funcionários do time agro se dedicaram à formação. Solange Mota, coordenadora de cursos do Sindicato Rural de São Bento do Sapucaí, destacou que esses treinamentos fortalecem a capacitação e a evolução do homem e da mulher que trabalham no campo.
Veja mais fotos do curso
Horta orgânica
Após a conclusão do curso de manutenção e operação de tratores agrícolas, o setor agro da Vinícola Villa Santa Maria se envolve a partir desta terça-feira, dia 5 de março, com o Curso de Olericultura Orgânica, dedicado ao entendimento e preparo de hortas orgânicas.
O curso vai até outubro deste ano, formando colaboradores da Villa Santa Maria e profissionais da comunidade.
Esse alinhamento comunitário tem sido cada vez mais comum no Vale do Baú, beneficiando toda a população, gerando renda e emprego e ampliando as oportunidades do empreendedorismo. O curso será ministrado dois dias por mês, de março a outubro, das 8 às 17h.
Paralelamente a esta iniciativa, a Villa Santa Maria terá em breve a sua própria horta orgânica, devidamente preparada para o suporte a seus restaurantes do complexo enogastronômico.