O secretário estadual de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, visitou o complexo enogastronômico da Vinícola Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí, na última terça-feira. Ele foi recebido pelos proprietários Marco Antonio Carbonari e Célia Pinotti Carbonari, que renovaram o apreço por sua gestão à frente da Pasta, destacando a visão empreendedora e de fomento ao turismo paulista.

Dados do ano passado confirmam essa força. O turismo de São Paulo já representa quase 10% do PIB paulista, ativando 52 setores econômicos e gerando 2,3 milhões de empregos. “O turismo é um ambiente virtuoso de desenvolvimento”, costuma repetir o secretário em eventos, visitas e coletivas de imprensa.

Roberto de Lucena visitou as dependências do espaço, circulou pelos restaurantes, cave, jardins e espaços integrados à natureza. O secretário elogiou a estrutura e se encantou com as belezas do lugar. Chegou, inclusive, a fotografar alguns ambientes com o seu celular.

 

Ao lado de Marco Carbonari, secretário fotografa as paisagens da Villa próximo ao lago – Foto: Divulgação

 

“No estado de São Paulo existem hoje mais de 240 vinícolas. Muitas delas com reconhecimento internacional pelos seus vinhos premiados. Nessa manhã de terça-feira tive o prazer de visitar uma delas, a Vinícola Villa Santa Maria, dos queridos amigos Marcos e Celia Carbonari. O espaço oferece uma experiência exclusiva aos visitantes, com excelentes vinhos, rica gastronomia e enoturismo. Absolutamente incrível”, postou o secretário em seu Instagram após a visita.

“A Villa oferece tours guiados pela belíssima propriedade e degustações de vinhos, atraindo visitantes, principalmente no Inverno, com cerca de 500 turistas por dia. Sem dúvida, é uma verdadeira joia da coroa do enoturismo e do turismo rural do Estado de SP”, elogiou o secretário, que se licenciou da Câmara dos Deputados para assumir a secretaria em janeiro de 2023.

O empresário Marco Carbonari agradeceu a visita do secretário, salientando que a Villa tem apostado no enoturismo, combinando o desenvolvimento de vinhos Premium premiados, gastronomia contemporânea e valorização da mão de obra e dos produtos locais. “O secretário é uma figura pública expoente e uma pessoa extremamente simpática. Ficamos muito felizes em recebê-lo”, finalizou Marco.