A Vinícola Villa Santa Maria está lançando, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e Conselho de Educação Ambiental de São Bento do Sapucaí, o I Concurso Cultural de Desenho e Redação, que contará com a participação dos alunos da rede municipal. A iniciativa conta com o apoio da Associação Nacional de Conservação Ambiental (ANCA) e da Associação dos Moradores do Bairro do Baú, onde está localizada a vinícola. O projeto se insere num esforço da gestão pública, em parceria com a iniciativa privada, para fortalecer os conceitos de valorização da natureza e de todo o patrimônio cultural e social da Serra da Mantiqueira. A ação está alinhada com a Secretaria Municipal de Educação.

Entre os objetivos do concurso estão estimular a criatividade dos estudantes e buscar a reflexão sobre as riquezas naturais da região, a preservação ambiental e as belezas de um município privilegiado em termos de geografia e localização, bem perto de Campos do Jordão (SP), na divisa com o estado de Minas Gerais. O lançamento oficial do concurso acontece neste dia 21 de outubro. A Villa Santa Maria é a patrocinadora master cultural do projeto, além de incentivadora de projetos que visem fortalecer os laços culturais e comunitários de São Bento do Sapucaí.

Quem pode participar

Poderão participar do concurso alunos dos ensinos Fundamental I e II, divididos em três categorias: categoria 1, do 1º ao 4º anos, na modalidade Desenho; categoria 2, 5º e 6º anos, modalidade Redação; e categoria 3, 7º ao 9º anos, modalidade Redação. Cada concorrente poderá apresentar apenas um trabalho, seja de desenho ou texto dissertativo, conforme a categoria.

Tema e premiação

O tema dos desenhos e redações será “Serra da Mantiqueira e o Meio Ambiente: as belezas de São Bento do Sapucaí”. O concurso vai ocorrer no período de 21 de outubro até 20 de novembro de 2020. A premiação dos ganhadores nas três categorias ocorrerá da seguinte forma: os primeiros colocados ganharão um aparelho celular, aqueles que ficarem em segundo lugar terão direito a um café da manhã com a família na Villa e os terceiros colocados, nas três categorias, receberão um kit gourmet com produtos da vinícola.

Parceria importante

“A cidade de São Bento do Sapucaí é a sede da Vinícola Villa Santa Maria e para nós é muito importante essa parceria com a comunidade”, afirma Célia Pinotti Carbonari, uma das proprietárias da vinícola. Ela ressalta que esse papel de integração com o município está dentro dos valores e da filosofia de trabalho do empreendimento, que tem se destacado no cenário enogastronômico brasileiro. “É uma satisfação muito grande estar junto com as crianças, os professores, os pais e as pessoas que têm apreço pelo meio ambiente e responsabilidade na gestão da cidade”, complementa Célia.

Autorização dos pais e responsáveis

A divulgação do concurso será feita por meio do site e dos canais digitais da Villa Santa Maria, dentre outros, e envolverá todas as etapas do projeto. Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail concursocultural@villasantamaria.com.br, onde as eventuais dúvidas também poderão ser esclarecidas. Todos os trabalhos deverão ter nome completo, série escolar, nome da escola e bairro onde a unidade está localizada. A participação no concurso dos estudantes implica automaticamente na anuência prévia dos pais e responsáveis.

 

CONFIRA ABAIXO O REGULAMENTO COMPLETO:

Concurso Cultural de Desenho e Redação

Tema: “Serra da Mantiqueira e o Meio Ambiente: as belezas de São Bento do Sapucaí”

  • Idealizadora: Vinícola Villa Santa Maria
  • Realização: Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura (SEMAA), Conselho de Educação Ambiental de São Bento do Sapucaí e Vinícola Villa Santa Maria
  • Apoio: ANCA – Associação Nacional de Conservação Ambiental

APRESENTAÇÃO

I Concurso Cultural de Desenho e Redação idealizado pela Vinícola Villa Santa Maria, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Conselho de Educação Ambiental de São Bento do Sapucaí, tem objetivo de estimular a criatividade dos alunos da rede municipal, buscando que reflitam sobre o meio ambiente e as belezas naturais da Serra da Mantiqueira, sobre como contribuir para a preservação e equilíbrio ambiental, fomentar o Plano Municipal de Educação Ambiental, bem como para a construção de um mundo melhor para todos.

TEMA

O tema dos trabalhos para os desenhos e as redações, será “Serra da Mantiqueira e o Meio Ambiente: as belezas de São Bento do Sapucaí”.

PARTICIPAÇÃO

Poderão participar do concurso os alunos do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal de São Bento do Sapucaí da seguinte forma:

  • Categoria 1- Ensino Fundamental I (1º ao 4º Anos) – Modalidades: Desenho;
  • Categoria 2 – Ensino Fundamental II (5º e 6º Anos) – Modalidades: Redação;
  • Categoria 3 – Ensino Fundamental II (7º ao 9º Anos) – Modalidades: Redação.

 

Cada concorrente poderá participar com apenas Um (1) Desenho ou (1) Redação.

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail concursocultural@villasantamaria.com.br.

Todos os trabalhos deverão ter nome completo, série escolar, nome da escola e bairro onde a unidade está localizada.

ETAPAS

O concurso será realizado no período de 21 de outubro a 20 de novembro de 2020 e inclui as seguintes etapas:

  • Lançamento e divulgação entre os alunos;
  • Recebimento dos Desenhos e das Redações dos participantes pela SEMAA;
  • Seleção dos Desenhos e das Redações inscritas pela Comissão Organizadora;
  • Divulgação dos alunos classificados /vencedores do Concurso;
  • Premiação e Exposição dos trabalhos vencedores na Vinícola Villa Santa Maria, após dia 20 de novembro.

REGRAS

REDAÇÃO

O título da redação é livre e o objetivo é fazer com que o tema seja um convite à reflexão sobre o tema proposto. Os concorrentes deverão desenvolver a ideia sobre o tema em, no mínimo, 15 (quinze) e, no máximo, 30 (trinta) linhas,  à caneta, azul ou preta. Os textos que não obedecerem aos limites de linha e não corresponderem ao tema determinado serão desclassificados automaticamente. As redações devem ser inéditas.

DESENHO

O trabalho deverá ser apresentado em uma folha de sulfite A4 e colorido, e enviados em forma digital.

COMISSÃO JULGADORA

A Comissão que julgará os trabalhos dos alunos será formada por 1 membro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, 2 membros do Conselho de Educação Ambiental, 2 membros da Vinícola Villa Santa Maria, 1 membro da Diretoria de Cultura e um membro da Anca.

PREMIAÇÃO

Categoria 1 – Desenho

  • 1º lugar – Aparelho Celular
  • 2º lugar – Café da manhã com a família na Villa
  • 3º lugar – Kit gourmet da Villa Santa Maria

Categoria 2 – Redação

  • 1º Lugar – Aparelho Celular
  • 2º lugar – Café da manhã com a família na Villa
  • 3º lugar – Kit gourmet da Villa Santa Maria

Categoria 3 – Redação

  • 1º Lugar – Aparelho Celular
  • 2º Lugar – Café da manhã com a família na Villa
  • 3º Lugar – Kit gourmet da Villa Santa Maria

 

CRONOGRAMA PRÉVIO

21 DE OUTUBRO – Lançamento do Concurso junto aos alunos

20 DE NOVEMBRO – Prazo final para entrega dos trabalhos

27 DE NOVEMBRO – Resultado da avaliação dos trabalhos e divulgação dos alunos vencedores do concurso

01 DE DEZEMBRO – (DATA A CONFIRMAR) – Visita dos alunos vencedores à vinícola e Abertura da Exposição com os trabalhos destacados

8 DE DEZEMBRO A 18 DE DEZEMBRO – Exposição dos trabalhos na Vinícola

DIVULGAÇÃO

O concurso terá ampla divulgação no site e nos canais digitais da Villa Santa Maria, entre outros, antes, durante e depois de concluído todo o processo.

 

AVISO IMPORTANTE

A participação dos estudantes no concurso implica automaticamente na anuência prévia dos pais e responsáveis.  As eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do endereço concursocultural@villasantamaria.com.br.