Complexo enoturístico ganha espaço em veículo de circulação nacional; empresário Marco Antonio Carbonari exalta processo de qualificação do polo enogastronômico

O circuito enoturístico da Serra da Mantiqueira, com sua exuberância natural e propriedades cada vez mais sofisticadas, foi o grande destaque do caderno de Turismo do jornal Folha de S. Paulo. A reportagem circulou na edição desta quinta-feira, dia 21 de janeiro de 2021, destacando o papel transformador das vinícolas na economia da região, entre elas, a Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí (SP). A Folha é o veículo líder do País, com 337 mil exemplares por dia, entre impressos e digitais. A reportagem também pode ser conferida pelos assinantes do UOL, a maior plataforma de mídia jornalística do Brasil.

A abordagem do caderno de Turismo destacou o grande interesse dos turistas por essa rota charmosa e convidativa, com vinícolas abertas para visitações aos vinhedos, degustações e piqueniques, exatamente o pacote que a Villa Santa Maria tem oferecido aos seus clientes, combinando a excelência dos vinhos Brandina ao menu gastronômico contemporâneo do restaurante Bruschetteria da Villa, que fica no complexo VSM.

Para o empresário Marco Antonio Carbonari, proprietário da Villa Santa Maria, o destaque dado pela Folha ao polo de enoturismo é resultado do investimento das vinícolas ao longo dos últimos anos. “A Mantiqueira quebrou qualquer preconceito que pudesse ter aos vinhos nacionais porque soube aliar rigor técnico com bons modelos de negócio, impulsionados por estratégias eficientes de comunicação”, explica Marco Antonio Carbonari.

Na reportagem escrita pela jornalista Flávia Pinho, com fotos do repórter fotográfico Caio Ferrari, da Folhapress, a Serra da Mantiqueira é explorada pelos encantos paisagísticos, mas sobretudo pelo potencial econômico que tem transformado principalmente o chamado Triângulo das Serras, onde ficam os municípios de São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal. O papel essencial da Epamig é devidamente creditado, com o método da poda de Inverno, adotada pela Villa Santa Maria para produção do Brandina.

Na avaliação de Guto Carbonari, responsável pelo Setor de Vinhos e Agronomia da Villa Santa Maria, a reportagem mostra que os investidores da região compreenderam há muito tempo o valor de um turismo 360 graus, com respeito à natureza, valorização do terroir, rigor técnico e oferta de serviços de excelência aos turistas. “Era preciso atingir uma equação completa para que o nosso polo tivesse essa força que tem sido destacada”. observa.

Para a arquiteta Célia Pinotti Carbonari, que recebeu a equipe de jornalistas da Folha, o interesse de um veículo de circulação nacional denota que a Villa Santa Maria está no caminho certo, cumprindo todos os protocolos de higiene e segurança nessa pandemia, cuidando dos detalhes arquitetônicos, aprimorando o atendimento, inovando no menu gastronômico e se esmerando para atingir um vinho cada vez mais qualificado. “Colocar uma vinícola à disposição do turista envolve esforço do time, preparo técnico e extrema atenção com todos os detalhes da operação, que é muito complexa”, finaliza. A reportagem da Folha lembra ainda do papel extremamente importante do sommelier Christian Pinotti, responsável pela introdução ao universo dos vinhos para os ávidos turistas, enófilos ou não.

Os jornalistas da Folha de S. Paulo viajaram ao polo de enoturismo da Mantiqueira a convite do Grande Hotel Senac Campos do Jordão e da Hospedaria Casa de Pedra.