A revista Exame, uma das mais prestigiadas do segmento de informação premium do Brasil, escolheu a Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí (SP), perto de Campos do Jordão, como um dos destinos imperdíveis em reportagem sobre vinícolas brasileiras que valem a viagem. O conteúdo, assinado pelo jornalista Daniel Salles, está disponível nas plataformas digitais e na versão impressa, já nas bancas.

O texto narra brevemente a história que levou à concretização do sonho do casal Marco Antonio Carbonari e Célia Pinotti Carbonari. que de uma casa de campo criou o alicerce de uma das vinícolas mais charmosas do Sudeste brasileiro. O empreendimento é hoje uma realidade, disputando espaço no emergente mercado de vinhos nacionais por meio do apreciado rótulo Brandina, uma homenagem à matriarca da família, a Nona Brandina, já falecida e personagem mencionada na reportagem da Exame. A força enoturística da Villa acontece com os comandos de Marco, Célia e de Mario Augusto Carbonari, o Guto, irmão de Marco e responsável pelo setor de Vinhos e Agronomia da propriedade.

A reportagem da Exame conta que a Villa Santa Maria recebeu a supervisão do viticultor Murillo de Albuquerque Regina, um dos mais conceituados do País, e lembra que o início da produção começou com o plantio de 4.500 mudas de uvas importadas, principalmente Merlot, Syrah, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. “Ampliada com o passar dos anos, hoje a propriedade se espalha por 90 hectares, dos quais 25 estão tomados por vinhedos”, complementa a reportagem da revista Exame, que dá uma dica de vinho para os leitores, o Rosé 2019.

O texto aponta ainda a beleza arquitetônica do empreendimento, fruto de projeto conceitual e funcional de Célia. “Convém degustá-los nos instagramáveis jardins da sede, de arquitetura arrojada, ou no restaurante dela”, cita o jornalista, referindo-se ao restaurante Bruschetteria da Villa e à degustação conduzida pelo sommelier da casa, Christian Pinotti, espaço que será reaberto após São Paulo sair das fases de maior restrição por conta da pandemia.