Convite do empresário Marco Antonio Carbonari ao irmão Mario Augusto Carbonari dá início a uma das mais charmosas vinícolas do Sudeste brasileiro

A TV Aparecida exibiu neste mês uma ampla reportagem sobre a Vinícola Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí (SP), de propriedade de Marco Antonio Carbonari, Célia Pinotti Carbonari e Mario Augusto Carbonari . O empreendimento, que fica num dos lugares mais bonitos da Serra da Mantiqueira, bem perto da Pedra do Baú, foi destaque do programa Santa Receita da emissora católica. O Santa Receita é uma revista eletrônica dedicada a temas de entretenimento, viagens, saúde, gastronomia e assuntos de utilidade pública. A jornalista Letícia Andrade, destacada para a reportagem, foi recebida por Mario Augusto Carbonari, o Guto, responsável pelo Setor de Vinhos e Agronomia da Villa Santa Maria.

O material exibido no programa e nas redes sociais da TV Aparecida foi dividido em duas partes, de forma a mostrar a propriedade do ponto de vista da lavoura e dos cuidados necessários para produzir um vinho de excelência, o Brandina. “Vamos mostrar como funciona a plantação de vitis viníferas”, convida a repórter. “Tudo começa em 2004, quando Guto recebeu um convite especial do irmão, Marco Antonio”, completa a jornalista. O sonho, lembra Guto, foi perseguido com muito teste técnico, esforço e dedicação, até alcançar o nível de qualidade pretendido. “Em 2008, percebemos que o vinho era bom, com análises químicas sensoriais e olfativas”, recorda o empresário. Tudo resultado do terroir espetacular da Mantiqueira (solo, microclima e altitude).

A reportagem cita as sete variedades plantadas nos vinhedos (Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Syrah, Sauvignon Blanc, Viognier e Chardonnay), aborda as diferenças entre elas, conta sobre o processo de vinificação em Caldas, explora as belezas naturais do lugar e lembra da possibilidade de visitação à vinícola, como toda a infraestrutura para receber os turistas. “A reportagem ficou linda”, elogia Célia Pinotti Carbonari, sócia-proprietária e responsável pelo projeto arquitetônico do complexo enogastronômico.