Um dos mais respeitados colunistas do segmento do vinho acaba de dar destaque a um projeto pioneiro que envolve dez vinícolas do estado de São Paulo, entre elas a Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí (SP). A formação da Wines of São Paulo, uma união de empreendimentos cujo objetivo essencial é trabalhar no fomento de vinhos premium produzidos no estado, foi o tema da coluna de Jorge Lucki, do Valor Econômico, em sua edição de 5 de abril, na última sexta-feira.

A Wine SP tem ganhado destaque na mídia com sua ideia de gestão e divulgação, o que por consequência também joga luz nos Vinhos de Inverno, aqueles obtidos por meio da técnica da dupla poda.

A Wines of São Paulo é uma espécie de clube cujo objetivo primordial é promover os vinhos produzidos no estado para o mercado interno e externo. Outro foco da Wines of São Paulo é a comercialização de vinhos premium em restaurantes e hotéis de luxo, para um público qualificado. A ideia é tornar os vinhos paulistas um objeto de desejo entre seu público cada vez mais exigente e trabalhar para que os rótulos paulistas sejam cada vez mais conhecidos e apreciados.

 

 

Em sua coluna, Jorge Lucki salienta que a iniciativa é liderada pelo empresário Luiz Biagi, um dos idealizadores do programa Proalcool na década de 70 e proprietário da Vinícola Biagi, em Cravinhos, região de Ribeirão Preto. No total, são dez vinícolas paulistas.

 

Jorge Lucki conta na coluna que a Wine SP, naturalmente, permite um grande incentivo ao enoturismo, na medida em que divulga as rotas dos vinhos no estado.

 

O colunista do Valor Econômico lembra que das dez vinícolas, cinco delas são assessoradas pela enóloga Isabela Peregrino, o que inclui a Villa Santa Maria. Jorge Lucki recorda ainda sobre o pionerismo da dupla poda, uma técnica desenvolvida pelo então pesquisador e hoje produtor Murillo de Albuquerque Regina, ex-presidente da Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin).

 

A coluna é ilustrada por uma foto de Isabela com Luiz Biagi no lançamento da Wine SP, uma homenagem do empresário e de seus parceiros no projeto ao trabalho de excelência da enóloga.

 

Fazem parte da Wines of São Paulo as seguintes vinícolas: Casa Verrone (Itobi), Vinícola Biagi (Cravinhos), Villa Santa Maria (São Bento do Sapucaí), Marchese di Ivrea (Ituverava), Arcano (Franca), Terras Altas (Bonfim), Guaspari (Espírito Santo do Pinhal) e Família Davo (Ribeirão Branco).

 

 

Jorge Lucki

Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Jorge Lucki consolidou sua formação em vinho na Academie du Vin de Paris. Além de colunista do jornal Valor Econômico e das revistas Valor Investe e Prazeres da Mesa, Lucki é consultor de livros sobre vinhos traduzidos no Brasil e coautor do guia “Descorchados América do Sul”. Por muitos anos foi uma voz conhecida no rádio. Ele tinha, até 2023, uma coluna na CBN, intitulada Momento do Brinde.

 

Indicação de um Brandina

 

Jorge Lucki, em sua última coluna de 2023, havia feito uma seleção de vinhos nacionais com sua aprovação. Na ocasião, um vinho produzido pela Villa Santa Maria havia entrado nesta seleta lista. Trata-se do Brandina Assemblage 2020, Vinho Fino Tinto Seco.

O Brandina Assemblage 2020 está listado na categoria Vinho Tinto. Ele faz parte da seleção Melhor relação qualidade/preço do mercado brasileiro, com preço de R$ 169,00. O vinho pode ser adquirido na loja on-line da Vinícola Villa Santa Maria. O e-commerce pode ser acessado aqui.

 

 

 

Veja o quadro dedicado exclusivamente à Villa Santa Maria