A viticultura brasileira está no modo cruzeiro. Resultado dos investimentos sucessivos na qualificação do vinho e na oferta de experiências cada vez mais ricas para os turistas, as vinícolas no Brasil têm sido reconhecidas, dentro e fora, como espaços cada vez mais adaptados ao lazer contemporâneo.

Na pandemia, as propriedades que mantinham visitação aos vinhedos e áreas abertas à degustação, sofreram com o isolamento social. Por outro lado, o novo normal, de valorização do ambiente doméstico, permitiu um aumento considerável no consumo do vinho. Esse universo, na verdade, nunca esteve tão em evidência.

Foi justamente para dar um panorama geral desse segmento em franca expansão no Brasil que a Revista Prazeres da Mesa, uma das mais respeitadas do setor gastronômico brasileiro, produziu um especial listando as 40 vinícolas mais charmosas do País. E a Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí (SP), na divisa com Minas Gerais, pertinho de Campos Jordão, está entre elas.

 

A Prazeres da Mesa produziu um guia sofisticado, com um resumo desses lugares deslumbrantes. Na apresentação deste conteúdo, a revista lembra que os profissionais envolvidos na produção dos vinhos nacionais “conhecem cada vez mais os terroirs, elevando a qualidade dos produtos a um “patamar cada vez mais alto”.

 

O guia enaltece que o segmento tem alcançado, por meio do rigor técnico, uvas melhores e bebidas de grande
nível. E observa também que as vinícolas estão abertas à visitação, como é o caso da Villa Santa Maria, com degustação e passeios pelos vinhedos. O material tem o apoio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra). A ampla reportagem pode ser conferida neste link .

A Villa Santa Maria está na página 109 do guia, com um descritivo sobre a sua história, o perfil da produção da dupla poda, as informações técnicas, um breve resgate do início do projeto e várias fotos dos vinhedos e do complexo enogastronômico. A reportagem traz declarações da sócia-proprietária Célia Pinotti Carbonari, responsável por todo o projeto conceitual e arquitetônico do empreendimento.