Vem coisa boa por aí, avisa o time agro da Vinícola Villa Santa Maria. Os exuberantes vinhedos da propriedade, que fica no Vale do Baú, em São Bento do Sapucaí (SP), exibem vigorosos cachos de uvas e plantas com desenvolvimento de excelência, indicativos de que uma ótima safra 2024 está a caminho. Detentora da marca Brandina, um portfólio reconhecido nacional e internacionalmente por premiações regulares e vinhos premium, a Villa dedica-se no momento a preparar seus parreirais para a colheita de Inverno, que ocorrerá daqui a alguns meses.

A propriedade de 90 hectares e que produz sete variedades de uva zela por vinhedos de alta potencial de desenvolvimento, desde que a família Carbonari identificou ali as condições ideias de plantio. Das encostas e das belas paisagens do local se avista parte da formação rochosa que compõe a Pedra do Baú, um dos principais pontos turísticos da cidade.

O empresário Guto Carbonari, responsável pelo setor de Uvas, Vinhos e Agronomia da Villa, lembra que a vinícola tem, aproximadamente, 3 mil plantas por hectare. Ele estima que 90% da brotação está em ciclo normal, com evolução plena.

 

 

“A saúde das videiras é o primeiro passo para a produção de um vinho de qualidade superior”, afirma Guto Carbonari.

 

Ele salienta que o cuidado com os vinhedos passa por uma equação que inclui vários fatores, entre eles a boa formação da equipe, o manejo adequado, a análise físico-química das plantas, a prevenção das pragas e a sistematização dos processos técnicos, tudo com muito rigor. “Temos agrônomo, consultoria técnica e aval enológico da Anprovin”, acrescenta Guto, referindo-se ao trabalho da enóloga Isabela Peregrino. A Villa é integrante da Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin).

 

 A previsão de colheita das uvas brancas (Sauvignon Blanc e Viognier) é junho e das tintas (Syrah, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon) é julho.

 

Guto lembra que a Syrah é a principal uva utilizada nos rótulos Brandina para vinhos jovens, cujo assemblage é formado pelos cortes Syrah, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot. A Syrah é resistente aos climas mais quentes e aprecia manhãs frias, adaptando-se muito bem à Serra da Mantiqueira.

 

 

Os Vinhos Brandina

O portfólio da Vinícola Villa Santa Maria soma duas dezenas de títulos entre as suas principais conquistas. As últimas são as duas medalhas do concurso 2023 da Decanter, o mais prestigiado e influente do mundo. O Brandina Assemblage 2020 e o Brandina Sauvignon Blanc 2021 receberam medalhas de prata nesta edição.

 

A Villa traz também premiações do Concurso Mundial de Bruxelas (duas vezes); da própria Decanter Word Wine Awards; da Avaliação Nacional de Vinhos; e da Wines of Brazil Awards, em anos sucessivos.

 

Vale destacar ainda a indicação do Brandina Assemblage 2020, Vinho Fino Tinto Seco, que foi listado no final de 2023 na seleção feita pelo colunista Jorge Lucki, do jornal Valor Econômico. Ele é um dos nomes mais respeitados no mundo do vinho e é considerado uma autoridade no assunto.

Brandina é uma homenagem à matriarca da família, a Vó Brandina, já falecida.