A Vinícola Villa Santa Maria foi destaque em programa da Record News Rural. A reportagem, veiculada no último dia 14 de março em rede nacional, detalha como a vinícola – produtora dos vinhos Brandina – está inovando e se tornando referência no enoturismo.  As imagens de abertura mostram os vinhedos da propriedade, com vista para a Pedra do Baú, na Serra da Mantiqueira, em São Bento do Sapucaí.

“A amplitude térmica e o frio intenso à noite fazem com que os taninos fiquem mais presentes nas uvas e a gente tenha uma maturação bem extensa delas, até o final do ciclo completo. Isso gera uma concentração de açúcar bem alto. No processo fermentativo, os açúcares se transformam em álcool. Então nós temos um vinho de Inverno bem tânico, e com nível de álcool bom, o que é o necessário para obter um vinho fino de excelente qualidade”, explicou  Mario Augusto Carbonari, o Guto, sobre o espetacular terroir da região.

Sócio da vinícola e responsável  pelo setor de Vinhos e Agronomia, Guto contou que a colheita dos cachos é manual, cacho a cacho. “Usamos uma tesoura de colheita, de ponta fina, e  todas as bagas estragadas, picadas por passarinho ou marimbondo  por exemplo, são tiradas no ato da colheita”, reforçou.

A reportagem traz informações sobre as variedades cultivadas, o processo de vinificação, que é feito no Sul de Minas Gerais,  e o envelhecimento posterior em barris de carvalho guardados na cave da própria vinícola na Mantiqueira. A matéria da Record News Rural fecha relatando sobre os vinhos produzidos na Villa Santa Maria, que vem recebendo muitas premiações ao longo dos últimos anos, focaliza imagens da bela estrutura para receber os visitantes, e ressalta os cuidados com a segurança adotados neste período de pandemia.

“Você não tem ideia de quanto a gente se esmera para fazer coisas diferentes. O reconhecimento vem no crescente número de visitantes, o que nos traz muito orgulho”, ressaltou Marco Antonio Carbonari, sócio-proprietário da Vinícola Villa Santa Maria. A reportagem está disponível em nosso canal no YouTube. Clique aqui para ver.