A equipe de Agronomia e Vinhos da Vinícola Villa Santa Maria está realizando nesta primeira quinzena de junho a Colheita de Inverno da uva variedade Sauvignon Blanc. “A colheita estava prevista para o final do mês mas houve antecipação em razão do veranico dos últimos dias. A umidade está baixa e o tempo seco. Desta forma ocorreu uma antecipação do cronograma em duas semanas”, explica Guto Carbonari, responsável pelo setor.

Segundo Carbonari, as uvas colhidas estão muito saudáveis e com teor de brix bem alto. “A previsão é de colhermos 12 toneladas”, projeta.

A Sauvignon Blanc tem como característica fornecer um vinho amarelo palha com aromas delicados e muito refrescantes. A safra agora colhida deve entrar em produção do Brandina Sauvignon Blanc. “É um vinho tranquilo, de altíssimo nível”, avalia o responsável pela área de Agronomia e Vinhos da Vinícola Villa Santa Maria. A venda aos clientes e apreciadores deve estar disponível possivelmente entre setembro e outubro deste ano, adianta Carbonari. “É o tempo necessário de vinificação e maturação”, explica.

O plantio da Sauvignon Blanc na Vinícola Villa Santa Maria foi feito em 2014. A Sauvignon Blanc é uma casta de uva branca da família da Vitis Vinífera originária da região de Bordeaux, na França. Dá origem a vinhos secos e refrescantes que possuem, como principais características, seus aromas minerais, vegetais e toques frutados.

A Villa produz sete variedades de uvas. Além da Sauvignon Blanc, a propriedade tem a Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, e Viognier.

A carta dos vinhos Brandina, resultado do plantio de excelência na lavoura, é diversificada e bastante valorizada por enólogos e turistas que visitam a vinícola ou que compram pelo e-commerce (www.brandina.com.br). A lista, que tem vários prêmios e medalhas de concursos nacionais e internacionais, inclui o Assemblage 2019 rótulo branco, o Assemblage 2020 tinto rótulo preto, o Sauvignon Blanc 2019, o Assemblage Blanc 2019, o Extra Brüt Chardonnay Espumante, o Chardonnay 2019, o Moscato Colheita Tardia 2019 e o Rosé 2020.