A Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), subseção Campinas, promoveu na última quinta-feira um evento de degustação de Vinhos de Inverno. Foi a maior feira já realizada pela entidade no segmento da dupla poda, a técnica revolucionária que viabiliza os chamados Vinhos de Inverno. O portfólio Brandina, reconhecido nacional e internacionalmente, esteve presente na feira, que aconteceu nas dependências do Hotel Cassino Tower, na Rua Boaventura do Amaral, Centro de Campinas. O time Villa Santa Maria foi liderado pelo sócio-proprietário da vinícola Guto Carbonari, responsável pelo setor de Vinhos e Agronomia da propriedade.

“Foi um evento de grande relevância no segmento dos Vinhos de Inverno. A feira propicia a troca de experiências entre os produtores e nos aproxima do mercado consumidor”, afirmou Guto. O evento foi aberto a associados e não-associados da ABS e teve lotação máxima. Os ingressos se esgotaram dias antes da feira. O encontro, que começou por volta das 16h e terminou depois das 21h, reuniu, além da Villa, outros produtores de Vinhos de Inverno do Sudeste, parte deles ligados à Associação Nacional de Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin).

 

 

Participaram da feira Estrada Real, Família DAVO, Vinícola Guaspari, Cave das Vertentes, Vinícola São Patrício, Vinícola Monte Castelo, Villa Santa Maria, Terras Altas, Vinícola Goes, Stella Valentino, Vinícola Ar Puro, Bárbara Eliodora, Casa Geraldo, Vinícola Sacramento, Maria Maria e Arcano Franca. A Villa Santa Maria batiza os seus vinhos de Brandina para homenagear a Vó Brandina, matriarca da família.

 

Nos materiais de divulgação, a ABS destacou que a vitivinicultura brasileira se transformou com o advento da dupla poda e dos Vinhos de Inverno.

 

O evento contou também com a presença de produtores de pães artesanais, queijos, charcutaria, geleias, antepastos e azeites de toda a região de Campinas. “Além de laços de amizade que construímos por conta do cultivo das uvas e da produção dos vinhos, é sempre importante participarmos de eventos de revelância como esse. Estava tudo muito bem organizado”, finalizou Guto.

 

 

 

 

Fundada em 1989, a Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo (ABS-SP) é uma da entidades de maior credibilidade do Brasil no segmento do vinho. Como parte importante de suas atividades, a ABS-SP Subseção Campinas promove regularmente cursos e degustações destinados aos winelovers. A entidade recebe frequentemente em sua sede produtores e enólogos, que apresentam seus vinhos a consumidores e profissionais.

 

 

 

Os Vinhos Brandina

O portfólio da Vinícola Villa Santa Maria soma duas dezenas de títulos entre as suas principais conquistas. As últimas são as duas medalhas do concurso 2023 da Decanter, o mais prestigiado e influente do mundo. O Brandina Assemblage 2020 e o Brandina Sauvignon Blanc 2021 receberam medalhas de prata nesta edição.

 

A Villa traz também premiações do Concurso Mundial de Bruxelas (duas vezes); da própria Decanter Word Wine Awards; da Avaliação Nacional de Vinhos; e da Wines of Brazil Awards, em anos sucessivos.

 

Vale destacar ainda a indicação do Brandina Assemblage 2020, Vinho Fino Tinto Seco, que foi listado no final de 2023 na seleção feita pelo colunista Jorge Lucki, do jornal Valor Econômico. Ele é um dos nomes mais respeitados no mundo do vinho e é considerado uma autoridade no assunto.