A Vinícola Villa Santa Maria, localizada em São Bento do Sapucaí (SP), na Mantiqueira paulista, marca mais uma vez sua presença num evento que valoriza o munipalismo e que incentiva a parceira público-privada. O empreendimento enoturístico está representado no 5º Conexidades, encontro realizado pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) no Guarujá, Litoral paulista. O evento acontece de 7 a 11 de junho no Casa Grande Hotel, Resort & Spa.

Além de discutir temas ligados à gestão pública, o Conexidades aborda assuntos que dizem respeito diretamente ao fomento econômico de segmentos importantes da cadeia produtiva. Neste sentido, o enoturismo e o agronegócio acabam ganhando protagonismo nos painéis. A Villa Santa Maria está representada por seu comando empresarial. No 5º Conexidades, a vinícola expõe a força do seu porfólio Brandina, ou seja, vinhos obtidos a partir da técnica da dupla poda que têm feito sucesso no Brasil. São os chamados Vinhos de Inverno.

 

Com presença em estande e interlocução com autoridades e parceiros, a Villa reforça sua força econômica num setor em franca expansão.

 

 

A Villa já havia participado, no ano passado, em Olímpia, Interior de São Paulo, da 4ª edição do Conexidades, evento que mobilizou milhares de agentes públicos e privados. Na ocasião, a vinícola contribuiu com sua vitalidade e com a expertise de quem tem construído reputação e história no desenvolvimento do enoturismo e da viticultura paulista.

No Guarujá, a vinícola divide o seu espaço com a Cervejaria Campos, de Campos do Jordão. Nascida em 2012, a Cerveja Campos do Jordão é uma marca de cervejas especiais inspirada nos encantos da cidade turística. A empresa une os elementos da Mantiqueira para criar os seus rótulos. Ao todo, são seis estilos para atender as preferências de diferentes paladares. Saiba mais sobre a cervejaria neste link.

 

 

 

O evento

A abertura do encontro contou com a participação de importantes nomes do cenário paulista. Marcaram presença Sebastião Misiara, presidente do Conselho Administrativo da Uvesp; Adriana Machado, prefeita em exercício de Guarujá, Juninho Eroso, presidente da Câmara de Guarujá; Rafael Zimbaldi, deputado estadual representando a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Dimas Ramalho, presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo; Mário Sarrubbo, procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo; Frederico Guidoni, secretário-executivo da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo; Roberto Andrade, presidente do Parlamento Regional da Baixada Santista; Silvia Melo, presidente-executiva da Uvesp, Tirso Meirelles, presidente do Sebrae-SP; João Monteiro de Barros Neto, diretor-presidente da Rede Vida de Televisão; Juliana Farah, vice-presidente do Conselho Superior Feminino da Fiesp e Luiza Brunet, ativista da Causa Feminina, entre outras autoridades e personalidades.

Durante a sessão solene, o presidente do Conselho de Administração da Uvesp, Sebastião Misiara, falou sobre a importância do municipalismo para a política nacional. “Nosso movimento municipalista é uma ação vitoriosa. Os acontecimentos que o movimento antecipou, com a visão realista da nossa própria experiência, são os testemunhos mais significativos de que tínhamos, como temos, uma contribuição fundamental para o País. O Estado brasileiro não tem sentido se não estiver a serviço de toda a sociedade. O Brasil que caminha sem olhar aos municípios está chegando ao seu final. Para isso, a nossa força tem que estar unida não só em torno das entidades, mas em ações conjuntas. Precisamos parar de só reclamar. Precisamos agir. Somos 70 mil vereadores, quase seis mil prefeitos, temos a sociedade ao nosso lado”, pontuou.

O presidente da Uvesp também destacou a união dos poderes: “Temos que lutar pelo pacto federativo. Tudo isso se resolve com a redefinição do pacto. Nós queremos um Município, um Estado e um Governo menores, porque defendemos o Estado melhor”.

 

Pauta feminina

A prefeita de Guarujá, Adriana Machado, falou sobre a importância de ter a representação feminina no evento. “Ter a causa feminina mostra o quanto este evento está conectado com as políticas públicas atualmente em destaque em nosso país. Trazer a gestão pública para o debate em um tempo em que a legislação e as práticas governamentais mudam a todo momento é fundamental. Quero que retornem para seus municípios com boas ideias para que consigam ser aplicadas em nossas cidades e que deixem também bons legados”, afirmou.

Segundo a ativista da Causa Feminina, Luiza Brunet: “aqui se abre uma discussão em favor da mulher. A representatividade das mulheres na política ainda é muito pequena. E muitas vezes por conta das violências que as mulheres sofrem. Isso precisa mudar, porque as políticas públicas para mulheres têm muito mais importância se nós fizermos para a gente”.

 

Municipalismo e informação

Já João Monteiro de Barros Neto, diretor-presidente da Rede Vida de Televisão exaltou a trajetória de Sebastião Misiara não só no movimento municipalista, como na política do Estado de São Paulo. “Mesclando o jornalismo com a função política, que com toda sua capacidade e criatividade, foi percebendo que a informação é fundamental para o homem público. O que nós estamos vivenciando hoje no 5ºConexidades é fruto de toda essa experiência. De saber que compartilhar conhecimento, as melhores práticas, idealismo. Juntar os diferentes faz com que a sociedade possa evoluir”, ressaltou o empresário do ramo da comunicação.

 

Parceria público-privada

Para o presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, o momento do encontro de agentes públicos e privados é ímpar. “Hoje estamos com o Judiciário, com a Promotoria, o Tribunal de Contas, prefeita, vereadores e temos a iniciativa privada. Isso tudo demonstra a importância de todos nós trabalharmos juntos. Não fazemos nada sozinhos. Todos trabalhando por um ideal próprio, por uma vida melhor da nossa população”, valorizou.

O evento acontece até o próximo sábado (11). Mais informações: www.conexidades.com.br

 

 

Realização: União dos Vereadores do Estado de São Paulo

Organização: Multiplicidades e Conexão Municipalista

Patrocínio: Associação Brasileira das Empresas Aéreas, São Paulo Convention Bureau, Sebrae, OM30, Potenza Engenharia, Qualcomm, Sabesp e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo;

Apoio: Desenvolve SP – O banco do Empreendedor, Detran SP – Digital e Governo do Estado de São Paulo