Numa sucessão de medalhas e premiações, a Vinícola Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí (SP), emplacou mais uma vez rótulos de seu portfólio no concurso Wines of Brazil Awards, um dos mais prestigiados do País. A versão 2023 recebeu recorde de inscrições, reunindo 284 vinícolas brasileiras e 2.703 vinhos. Entre eles estão dois vinhos Brandina premiados pelo júri. São eles o tinto barricado Assemblage Gran Reserva 2020 e o Sauvignon Blanc 2021 sem barrica. Eles integram a seleta lista dos 25 melhores vinhos em suas respectivas categorias. O concurso é de responsabilidade da VinibraExpo, considerada o grande festival do vinho brasileiro. O evento está em sua 6ª edição.

Para o empresário Mario Augusto Carbonari, responsável pelo Setor de Vinhos e Agronomia da vinícola, estar na relação dos melhores vinhos brasileiros, de forma sucessiva, num dos principais concursos nacionais, é motivo de orgulho e satisfação. Ele salienta que o resultado final é reflexo de toda a cadeia produtiva, o que envolve o cultivo das melhores uvas e o uso das mais modernas técnicas de vinificação. Guto Carbonari ressalta, ainda, o zelo e o cuidado da enóloga Isabela Peregrino, que tem aprimorado os rótulos Brandina ano a ano. “Somos um time e estamos sempre buscando a excelência em nossas operações”, define Guto Carbonari.

O resultado foi bastante celebrado pela equipe da Villa Santa Maria.

O sommelier Christian Pinotti, por exemplo, é o responsável pelas palestras e pela interface com os turistas durante as degustações. “Prêmios como esse solidificam todo o nosso processo de trabalho, desde os vinhedos até colocarmos o vinho nas taças. Estamos mandando muito bem”, celebra Christian Pinotti.

A VSM produz os rótulos Brandina, nome que homenageia a matriarca da família Carbonari, descendente de italianos. O Wines of Brazil Awards consagra os melhores vinhos do País em várias categorias e também premia os melhores do ano no setor em cada campo de atuação do vinho brasileiro. A Vinícola Villa Santa Maria já participou de vários eventos da Wines of Brazil Awards, recebendo medalhas e selos de recomendação, como em 2022.

Veja as notas do júri:

 

VILLA SANTA MARIA Brandina Assemblage Gran Reserva 2020 (Tinto)

Nota 93,52

 

 

 

 

VILLA SANTA MARIA Brandina Sauvignon Blanc 2021 (Branco)

Nota 91,81

 

 

 

 

Palavra dos organizadores

“Em sua 6ª edição, o WBA atingiu mais uma vez número recorde de inscrições, o que renova nosso entusiasmo sobre o crescimento do setor. Mas muito além do quantitativo, é notável o inexorável incremento qualitativo da nossa produção”, descreve o comando da VinibraExpo. “O maior conhecimento que se têm obtido das vinhas e cantinas Brasil afora, aliado à expansão das indicações geográficas e à inovação tecnológica, vem permitindo a uma geração de inquietos enólogos alçar a nossa produção a patamares cada vez mais altos”, elogia.

“Avaliar a qualidade de vinhos envolve grande senso de responsabilidade. Sabemos que da terra à garrafa há muito mais que uma nota e que a objetividade dos números não pode, jamais, estar à frente do suor e da emoção do vinicultor”, pontua a organização.

“A todas as 284 vinícolas participantes do WBA 2023 e seus 2703 vinhos inscritos, registramos aqui nossas felicitações pelos resultados, mas, muito além disso, o nosso sincero reconhecimento
pelo trabalho e pela coragem em submetê-los ao maior e mais respeitado concurso de vinhos brasileiros”, finaliza.

Outras Notícias Relacionadas