Em mais um bate-papo descontraído e de muita informação, o responsável pelo Setor de Vinhos e Agronomia da Vinícola Villa Santa Maria, Guto Carbonari, participou de uma live com Igor Josefovich, no canal do Instagram Igor&Vinho. Na conversa animada, realizada no último dia 27, Guto relembrou os passos para implantação da vinícola e do complexo enogastrônomico, comentou sobre os premiados rótulos Brandina e os impactos do enoturismo em toda a região da Serra da Mantiqueira.

“Fomos os pioneiros. Em 2005 começamos com um hectare, 4300 pés e três variedades de uva. Já em 2008 para 2009 iniciamos os testes enológicos, sensoriais e químicos para avaliar a qualidade do vinho. Nosso objetivo sempre foi fazer algo de qualidade superior. E em 2009 para 2010 alcançamos esse patamar, de ter um vinho de altíssimo nível, tanto que em 2013 o Brandina tinto ganhou um prêmio em Bruxelas”, contou Guto, que além de cuidar da parte agrícola, é também um dos sócios da vinícola.

Os investimentos e a produção foram crescendo e hoje os vinhedos somam 60 mil pés, com sete variedades de uvas. “Temos tido bons anos e colhido uvas de altíssima qualidade. Como sempre me diz a enóloga Isabela Peregrino, que nos auxilia desde o início, você não faz vinho bom de uva ruim, mas faz vinho ruim de uva boa. Neste sentido, temos um processo técnico cuidadoso e muito rigor para obter um produto de excelência”, disse Guto, revelando o projeto de iniciar o processo de vinificação na própria fazenda, em São Bento do Sapucaí, a partir do ano que vem.

Aos que acompanharam a live ao vivo, Guto mostrou e comentou sobre os rótulos Brandina, descrevendo as características de cada um como aromas, composição, acidez e coloração, dentre outros. Outro assunto abordado no bate-papo com o especialista Igor foi o crescimento do enoturismo na região, fazendo com que cidades como Santo Antônio do Pinhal e a própria São Bento tenham visto crescer nos últimos anos o número de pousadas, restaurantes e bares. Sobre a Villa Santa Maria destacou Guto: “Os turistas que nos visitam querem ter um dia diferente. Um dia único. Esperam ter uma experiência diferente do que estão habituados, com vinhos e comida especiais. Toda a equipe está treinada a atender todos com essa excelência e atenção. Tanto que tem muito pedido de casamento, noivado e namoro na vinícola. É um ambiente muito bonito e romântico”.

Guto ressaltou que a vinícola está cumprindo todas as regras e orientações das autoridades sanitárias neste período de pandemia de coronavírus. No momento, conforme indicativo do governo estadual, o complexo está oferecendo seus produtos por meio do e-commerce e por delivery para algumas cidades próximas. Voltando às atividades, é necessário fazer reserva em razão da limitação no número de pessoas, para segurança de todos, explica.

Igor, que já visitou a Vinícola Villa Santa Maria em algumas oportunidades, atestou  durante a live o profissionalismo da equipe, os cenários e estrutura deslumbrantes do complexo enogastrônomico e fez um convite ao público: “Comecem a experimentar os bons vinhos que estão sendo feitos no Brasil. Os produtores fazem a gente se sentir em casa”, disse Igor. “Fomentamos o desenvolvimento local, valorizamos as parcerias e temos bons amigos que o vinho nos trouxe. Temos orgulho do nosso produto”, encerrou Guto.

Para quem desejar assistir à integra da conversa no canal Igor&Vinhos, clique aqui.