A história de pioneirismo e empreededorismo dos gestores da Vinícola Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí, mereceu uma ampla reportagem da Agência Sebrae de Notícias. A agência é o braço de conteúdo jornalístico multimídia do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O espaço destaca personagens e histórias de empreendedorismo que inspiram e que fazem a diferença em suas regiões. No radar da agência estão sempre o perfil inovador do negócio e o impacto social que ele traz para uma comunidade ou para um setor.
É o caso da Villa Santa Maria. A família Carbonari escolheu o Vale do Baú, na Serra da Mantiqueira, para construir essa história de sucesso, não sem esforço, resiliência e muito suor. É o que narrou a arquiteta e empresária Célia Pinotti Carbonari, porta-voz da vinícola na reportagem. Ela lembrou que, ao chegar a São Bento do Sapucaí, além das belezas naturais, a família enxergou um extraordinário potencial turístico por conta de todas as virtudes do lugar.
E a família decidiu plantar uva, aprofundar na viticultura e qualificar o empreendimento por meio de um complexo enogastronômico. O resultado está potencializando economicamente a região.
“Pensamos em vinho. Era um pouco arrojado, pois ninguém plantava uvas na região. Fomos atrás e logo descobrimos como seria possível iniciar esse cultivo”, relembra Célia, na reportagem.
O texto recorda que as primeiras experiências começaram em 2004 e, um ano depois, o plantio começou com cerca de 4 mil pés de uva vinífera. “Tudo era novo e desafiador. Em 2009, nós tivemos a primeira safra, pois esse é o tempo que a parreira precisa para ter sua maturação. E a surpresa foi maravilhosa. O terroir era ótimo para esse cultivo. Ficamos animados e fomos comprando mais terra e plantando mais uvas”, conta Célia.
Veja reprodução da reportagem
O processo deu tão certo que a vinícola conquistou o primeiro prêmio internacional em 2013. Hoje, são quase 70 mil pés plantados e um amplo espaço para receber visitantes. O local conta com um restaurante e os interessados podem agendar uma visita guiada para conhecer os parreirais e participar de uma degustação.
O investimento no turismo rural começou em 2018, salienta a empresária na reportagem.
“Já tínhamos bastante vinho, e sempre acreditamos que a experiência de consumir o nosso produto dentro da nossa propriedade traria ao visitante uma experiência única. Seria muito mais do que escolher uma de nossas garrafas em uma prateleira cheia de rótulos. Fizemos um projeto adequado para receber bem as pessoas e transmitir um pouco da nossa história”, relata Celia.
Segundo a sócia-proprietária, o restaurante Bruschetteria da Villa traz um resultado expressivo para o negócio e a estratégia é seguir com o processo de expansão com a construção de uma pousada no local.
A reportagem da Agência Sebrae de Notícias foi distribuída para vários parceiros. Por conta disso, foi publicada em veículos nacionais de grande prestígio, como a Revista Exame e a Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, do Grupo Globo.
O Sebrae-SP tem forte atuação no agronegócio e no turismo por meio do Programa Sebrae de Turismo. Destacar histórias de perseverança e pioneirismo como a da Vinícola Villa Santa Maria está no DNA do serviço.