A Vinícola Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí, realizou no último dia 4 de agosto a sua segunda colheita de Inverno, das variedades Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. A Vindima 2022 reuniu clientes, famílias e amigos em clima de alegria e paixão pelo universo do vinho. A colheita manual das uvas teve início às 8h30 com a coordenação da equipe de Agronomia e Vinhos do empreendimento. Antes, os winelovers foram recepcionados com chá e bolo de fubá no pé dos vinhedos.

 

 

De acordo com Guto Carbonari, responsável pelo setor, as uvas colhidas apresentam uma sanidade muito boa, propiciada pelo tempo mais seco no último período, com expectativa de um vinho de altíssimo nível e qualidade. A previsão de colheita, informa Carbonari, é de cinco toneladas entre as duas variedades de cabernets.

 

 

Um brinde no vinhedo e brunch no jardim do complexo enogastrônomico celebrou o encerramento da vindima, que atraiu dezenas de participantes à vinícola em São Bento do Sapucaí.

 

Sobre as variedades colhidas, a Cabernet Sauvignon pode ser considerada a rainha de todas as uvas, pois impera absoluta em vários terroirs ao redor do mundo. Originária da região de Bordeaux, no sudoeste da França, ela é a uva vinífera mais difundida no mundo, encontrando-se em todas as zonas temperadas e quentes.

A Cabernet Franc também tem seu berço em Bordeaux, onde representa atualmente a terceira maior extensão de vinhedos. Frequentemente está mais presente em blends com outras uvas, principalmente com a Cabernet Sauvignon e a Merlot. A Cabernet Franc também produz excelentes exemplares varietais, principalmente no Vale do Loire, onde é a uva tinta principal. Ela está presente ainda em países como o Canadá, os EUA, o Chile e a Argentina.

 

A Villa produz sete variedades de uvas. Além da Sauvignon Blanc, a propriedade tem a Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, e Viognier.

 

A carta dos vinhos Brandina, resultado do plantio de excelência na lavoura, é diversificada e bastante valorizada por enólogos e turistas que visitam a vinícola ou que compram pelo e-commerce (www.brandina.com.br). A lista tem vários prêmios e medalhas de concursos nacionais e internacionais.