Em clima de alegria e celebração, a Vinícola Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí (SP), promoveu nesta última semana de julho a colheita de sua safra 2023 da Sauvignon Blanc. Trata-se da uva que acabou de garantir à vinícola, por meio de seu vinho Brandina Sauvignon Blanc, um dos mais prestigiados prêmios internacionais, o Decanter 2023, considerado o “Oscar” dos vinhos. O Brandina Sauvignon Blanc 2021 conquistou a medalha de prata no concurso.

Nesta segunda-feira (24), o time agro da Villa foi aos parreirais logo de madrugada para iniciar a colheita. No domingo, a equipe teve a certeza de que estava na hora da vindima, já que as uvas haviam alcançado o patamar ideal de brix e acidez.

 

 

De acordo com o responsável pelo Setor de Vinhos e Agronomia da Villa Santa Maria, Guto Carbonari, essa escala indica o estágio perfeito de maturação das uvas, o que compreende o nível de açúcar, o PH e a quantidade estimada de polifenóis.

 

É essa combinação que aponta a qualidade de uma uva destinada à produção de vinhos finos e de excelência, como é o caso do Brandina.

 

Segundo Guto Carbonari, que coordenou a colheita com o seu time agro, a estimativa de produção é de 10 toneladas da Sauvignon Blanc. “É um patamar excelente. As uvas estão com sanidade ótima, o que indica que teremos ótimos vinhos”, comemora Guto Carbonari.

 

 

Os demais gestores da Villa Santa Maria também estiveram na vindima, recepcionando o público presente. “É uma benção da natureza poder viver esse momento, com esse dia lindo, em clima familiar”, definiu Célia Pinotti Carbonari, arquiteta e empresária.

 

 

“Os vinhos de qualidade que produzimos começam na lavoura, no esforço de nosso time agro”, elogiou o empresário Marco Antonio Carbonari.

 

 

A Sauvignon Blanc

O plantio da Sauvignon Blanc na Vinícola Villa Santa Maria foi feito em 2014. A Sauvignon Blanc é uma casta de uva branca da família da Vitis Vinífera originária da região de Bordeaux, na França. Dá origem a vinhos secos e refrescantes que possuem, como principais características, seus aromas minerais, vegetais e toques frutados.

 

A Villa produz sete variedades de uvas. Além da Sauvignon Blanc, a propriedade tem a Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Syrah, e Viognier.

 

A carta dos vinhos Brandina, resultado do plantio de excelência na lavoura, é diversificada e bastante valorizada por enólogos e turistas que visitam a vinícola ou que compram pelo e-commerce (www.brandina.com.br).

A lista tem vários prêmios e medalhas de concursos nacionais e internacionais.

 

Veja imagens da vindima 2023

 

 

Outras Notícias Relacionadas