O time agro da Vinícola Villa Santa Maria, liderado pelo empresário e produtor Guto Carbonari, deu início nesta semana à colheita das uvas Syrah e Viognier, numa operação que mobiliza dezenas de colaboradores.
Localizada na Estância Climática de São Bento do Sapucaí, próximo a Campos do Jordão, a vinícola produz sete variedades de uvas (Syrah, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Viognier, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Merlot).
Guto lembra que a Syrah é a principal uva utilizada nos vinhos Brandina. Esta uva se adapta melhor aos climas tropicais e aprecia muito as noites frias, adaptando-se muito bem ao bioma da Serra da Mantiqueira.

Com a colheita de Inverno, entre os meses de julho a agosto, é possível obter resultados excepcionais. Com cachos extraordinários e coloração intensa, a Syrah ganha cada vez mais destaque nos vinhedos da Vinícola Villa Santa Maria.
A estimativa de colheita da uva Syrah gira em torno de 35 toneladas. Céu azul e sol intenso marcam a vindima nessa semana de julho.
A Villa produz os rótulos Brandina, nome que homenageia a matriarca da família Carbonari, descendente de italianos. A experiência sensorial dos vinhos Brandina tem sido destacada como um diferencial único pelos apreciadores, mas sobretudo reconhecida como produto de excelência em concursos nacionais e internacionais.


Uma vez colhidas, as uvas são encaminhadas para o complexo da Vitacea Enológica, em Caldas, no Sul de Minas Gerais. O local é utilizado pela Villa Santa Maria para todo o seu processo de vinificação e envaze dos vinhos Brandina.

As uvas são cuidadosamente colocadas em caixas de plástico e levadas a caminhões para o transporte. Elas seguem em unidades climatizadas até a chegada ao complexo da Vitacea. O envaze também exige extremo rigor e cuidado.






