A troca de experiências no mundo do vinho tem se mostrado vital para o fortalecimento da cadeia produtiva e, por consequência, para a melhoria dos processos até a chegada ao consumidor. Neste sentido, lideranças nacionais e internacionais costumam se encontrar em fóruns e eventos mundo afora para renovar ideias e aprimorar conhecimentos.

Foi o que ocorreu na semana passada com a visita da presidente da Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados do Estado de São Paulo, Célia Carbonari, à província de Mendoza, na Argentina, a convite do Fórum Mundial das Cooperativas Vitivinícolas (FMCV). O colegiado convidou Célia com o objetivo de estreitar laços e mostrar o modelo cooperativo argentino.

Célia Carbonari é uma das principais lideranças do agro e do segmento da vitivinicultura no Brasil. Ela é sócia-proprietária da Vinícola Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí, na Mantiqueira paulista. Arquiteta, ela é a responsável pelo projeto conceitual e arquitetônico do complexo enogastronômico da Villa. A vinícola recebe milhares de turistas semanalmente em busca de experiências com o vinho e a gastronomia.

 

Esse movimento do turismo e do enoturismo tem se intensificado nos últimos anos dentro do setor vitivinícola brasileiro, uma realidade que Mendoza faz – e bem – há décadas.

 

Na visita a Mendoza, Célia  Carbonari manteve contatos com lideranças locais e fez reuniões com diversas câmaras empresariais, além de conhecer o sistema cooperativo vitivinícola argentino. “Foi uma experiência riquíssima e encantadora. Fomos recebidas com muito carinho por todos. Foi uma honra representar a Câmara Setorial nesta troca de experiências na Argentina”, afirmou Célia ao site da Villa Santa Maria.

 

 

 

 

A visita da presidente da Câmara Setorial a Mendoza foi destaque em canais de mídia do segmento do vinho.

 

O site oficial do Fórum Mundial de Cooperativas de Vinhos lembrou que o relacionamento com a Câmara Setorial foi estabelecido a partir do Simpósio Vinho e Saúde, realizado em São Paulo em outubro de 2024, dentro da ProWine. Célia foi uma das coordenadoras do encontro.

Em Mendoza, Célia se reuniu com autoridades federativas e cooperativistas. Ela conheceu detalhes sobre o Plano Estratégico de Vitivinicultura, uma política de desenvolvimento setorial que a Argentina implementa há mais de 20 anos.

 

 

A convite da ProMendoza, agência de promoção de exportações e atração de investimentos da província, a presidente da Câmara Setorial realizou reuniões com diversos fornecedores da cadeia de valor do vinho, com o objetivo de explorar oportunidades de negócios e adquirir insumos para impulsionar a produção de vinho no Brasil.

“As visitas organizadas às instalações da cooperativa, e os modelos de gestão e negócios que eles têm, são realmente surpreendentes e um exemplo a seguir. A Fecovita é, de fato, uma gigante que reúne a força de trabalho, do menor produtor ao maior, reunindo todos à mesa para uma discussão coletiva e, assim, abrindo novas portas para o fortalecimento e crescimento do setor vitivinícola”, afirmou Célia ao site do FMCV.

 

CLIQUE PARA VER A REPORTAGEM DO FMCV

 

Outras Notícias Relacionadas