A Vinícola Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí (SP), recebeu no último final de semana a visita de importantes lideranças do estado de São Paulo. O complexo enogastronômico localizado no Vale do Baú teve o privilégio de recepcionar a primeira-dama do governo de SP, Cristiane Freitas, e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima. Ambos viajaram à Serra da Mantiqueira para promover o programa Rotas do Vinho de São Paulo, projeto que reúne iniciativas de incentivo ao turismo e ao agronegócio, com o objetivo de fortalecer e maximizar o potencial de toda a cadeia produtiva do vinho no estado.
A Vinícola Villa Santa Maria, produtora dos vinhos Brandina, integra o programa Rotas do Vinho, sendo a primeira rota do programa a ser lançada pelo Governo do Estado de SP, a rota Alto da Mantiqueira.
A Villa Santa Maria, inclusive, tem importante protagonismo no programa. A sócia-proprietária Célia Pinotti Carbonari, uma das principais lideranças femininas do agro paulista e presidente da Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados do Estado de São Paulo, é uma das co-organizadoras do programa.
A primeira-dama e o secretário estadual foram recepcionados pelo casal Marco Carbonari e Célia Carbonari.
A visita se deu num lindo dia de sol de Outono, valorizado pelos encantadores parreirais da Villa e pelos elegantes espaços do complexo turístico. Além de Marco Carbonari e da sócia-proprietária Célia Carbonari, o grupo foi recepcionado também pela gerente da vinícola, Aparecida Jucimara da Cruz.
A primeira-dama destacou a importância da viagem e do projeto do governo de SP. “Estamos visitando em São Bento do Sapucaí uma das 66 vinícolas mapeadas e organizadas em diferentes rotas turísticas”, lembrou. “Elas vão fortalecer o enoturismo, gerar empregos, movimentar a economia local e valorizar ainda mais a nossa identidade”, ressaltou Cristiane de Freitas.
Para o secretário Jorge Lima, o programa Rotas do Vinho de São Paulo é um importante catalisador econômico, valorizando seus produtos de excelência e ajudando a fomentar o turismo paulista. “É um show de lugar, com vinhos premiados. Estou encantado, parabéns!”, elogiou o secretário.
Marco Carbonari salientou que o estado de São Paulo é o motor do Brasil e que era uma satisfação receber a comitiva governamental em sua propriedade. “Somos apaixonados por São Paulo”, resumiu.
Célia Carbonari pontuou que o projeto Rotas valoriza as vocações econômicas das regiões paulistas e favorece o desenvolvimento econômico. “Estamos a 2h de São Paulo e quem estiver aqui por perto, seja em Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal ou São Bento do Sapucaí, será muito bem-vido”, completou Célia.
Ela lembrou que a Rota do Alto Mantiqueira é apenas uma das cinco rotas dentro do território paulista. As outras são Rota da Alta Mogiana (Ribeirão Preto e região); Rota dos Bandeirantes (São Roque e região); Rota do Circuito das Frutas (Jundiaí e região) e Rota Serra dos Encontros (Espírito Santo do Pinhal e região).
Com a Rota do Alto da Mantiqueira (São Bento do Sapucaí e região), somadas, elas envolvem 55 vinícolas.
Outras 11 vinícolas foram organizadas como enodestinos e estão localizadas em dez municípios: Campinas, Piracicaba, Águas da Prata, Amparo (2), Leme, Penápolis, Bofete, São Paulo, São Miguel Arcanjo e Ribeirão Branco.
O programa Rotas do Vinho de São Paulo abre oportunidades para novos negócios também para municípios localizados num raio de até 50 quilômetros das áreas produtoras, que acabam beneficiados a partir do empreendedorismo local alimentado pela cadeia produtiva do vinho. Pelo projeto, além das vinícolas, outros empreendimentos relacionados poderão acessar as linhas de crédito da DesenvolveSP, agência de fomento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) para alavancar seus negócios.
Outras Notícias Relacionadas
