As vinícolas localizadas no Sudeste brasileiro, integrantes da Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), foram o grande destaque da seção Rota da Revista Wine, edição de abril deste ano.

Um dos selos de maior credibilidade do Brasil no mundo do vinho, a revista Wine dedicou uma ampla reportagem sobre a força do enoturismo que essas vinícolas têm protagonizado. Com fotos aéreas de parte delas e um detalhado roteiro do que se encontra nas vinícolas, a reportagem assinada pelo jornalista José de Almeida mostra o interesse dos turistas em conhecer esses lugares.

A revista Wine lembra ainda que o estado de Minas tem 18 associados da Anprovin e o território paulista, 16. A reportagem exalta a bem-sucedida técnica da dupla poda, que resulta na produção dos chamados Vinhos de Inverno.

 

A Vinícola Villa Santa Maria, localizada em São Bento do Sapucaí, integra a reportagem. O conteúdo destaca as opções de passeio na propriedade, com um descritivo do complexo enogastrômico.

 

 

 

 

De acordo com dados da Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), os estados de MG e SP respondem por 64% da produção nacional do segmento da dupla poda. Um dos cultivares mais plantados e que melhor se adaptaram no Sudeste é a uva Syrah. Mas há outras variedades de grande resposta produtiva. Não se faz vinho bom de uva ruim, é a máxima de quem conhece do ofício.

 

 

 

A Villa Santa Maria é uma propriedade vitivinícola localizada na Estância Climática de São Bento do Sapucaí, na Mantiqueira paulista, próximo a Campos do Jordão. A vinícola mantém os seus parreirais, com sete variedades de uvas, no Vale do Baú, numa região montanhosa reconhecida por suas belezas naturais e biodiversidade. A Villa é a detentora dos rótulos Vinhos Brandina, premiados nacional e internacionalmente. Seu complexo enogastronômico recebe milhares de turistas semanalmente em busca de lazer, boa mesa e novas experiências.

Ao todo são 90 hectares com vinhedos, jardins, cachoeira, gramados, lago e o complexo enoturístico com restaurantes e deck. Há possibilidade de fazer caminhadas, trilhas e piqueniques. No total, são 60 mil pés de uva, com as variedades Syrah, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Viognier e Sauvignon Blanc.

Outras Notícias Relacionadas