A Brasil Selection, ramo brasileiro do poderoso e conceituado Concours Mondial de Bruxelles, acaba de anunciar a seleta lista dos melhores vinhos do País. E um Brandina está entre eles. O concurso que aconteceu em outubro passado elegeu o Brandina Assemblage Gran Reserva como um digno representante da vitivinicultura nacional. O Brandina Gran Reserva ganhou a medalha de ouro no concurso. Trata-se do vinho barricado do portfólio da Vinícola Villa Santa Maria, de São Bento do Sapucaí (SP).

Ao todo foram 450 produtos inscritos, dentre os quais se destacaram um máximo de 30% de premiados com medalhas de prata, ouro e grandes medalhas de ouro, de acordo com a pontuação auferida. A cerimônia de premiação ocorrerá no mês de dezembro, em São Paulo.

 

O concurso percorre anualmente diferentes regiões produtoras, promovendo maior intercâmbio e união entre elas e exaltando a grande diversidade dos vinhos e destilados produzidos no Brasil.

 

A medalha de ouro para mais um vinho Brandina prova que a vinícola da família Carbonari segue colecionando prêmios em concursos importantes mundo afora. Já superam as três dezenas os títulos de grande envergadura obtidos por vinhos da vinícola, incluindo o próprio Concurso Mundial de Bruxelas; Decanter Word Wine Awards; Avaliação Nacional de Vinhos; Wines of Brazil Awards e Brazil Wine Challenge, entre outros.

 

A VSM produz os rótulos Brandina, nome que homenageia a matriarca da família Carbonari, descendente de italianos.

A Vinícola Villa Santa Maria está localizada na Estância Climática de São Bento do Sapucaí, na Mantiqueira paulista. A experiência sensorial dos vinhos Brandina tem sido destacada como um diferencial único pelos apreciadores, mas sobretudo reconhecida como produto de excelência em concursos nacionais e internacionais.

 

 

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial foi usada pela primeira vez em um concurso de vinho no Brasil para compilar todas as notas e opiniões dos jurados sobre cada amostra, produzir um único comentário e emitir um gráfico, chamado de “roda de aromas”, destacando as características e virtudes de cada produto. A informação é da organização do concurso Brasil Selection.

Essa “roda de aromas” indica todos os tipos de aromas encontrados na bebida (descrição aromática e do paladar). O sistema desenvolvido pelo Concours Mondial de Bruxelles é capaz de absorver todas as informações e comentários dos jurados nos diferentes idiomas, analisar e emitir esse gráfico ou “roda de aromas”, com as todas as características presentes na bebida.

 

Esse comentário pode ser muito útil para o produtor aprimorar o seu produto e comparar com o de outras regiões. Para o consumidor, ajuda no processo de compra, que pode escolher o que mais agrada ao seu paladar.

 

Jurados durante trabalho de avaliação – Foto: Divulgação

Alta qualidade

Eduardo Viotti, jornalista, jurado internacional e diretor do Brasil Selection by CMB 2024, destacou a excelência do vinho brasileiro. De acordo com ele, os resultados são de certo modo reveladores, pois há uma concentração de prêmios em vinhos da região Sudeste, de São Paulo e Minas Gerais, e de destilados, em especial cachaças, da Região Sul do País.

 

“Isso mostra uma diversificação na produção de bebidas de alta qualidade no país, com o surgimento de novos polos de excelência por todo o Brasil”, acredita Viotti.

 

Para ele, a conquista de importantes referendos de qualidade como os oferecidos pelo concurso belga, o maior concurso itinerante de bebidas do mundo, é fator decisivo para a conquista de mercados internacionais. “Em muitos países, os comerciantes, brokers ou importadores, exigem que a bebida tenha uma medalha de um concurso de reconhecimento global, caso do CMB, como condição sine qua non para a concretização do negócio”.

Outras Notícias Relacionadas