Pelo segundo ano consecutivo, a Vinícola Villa Santa Maria, produtora dos vinhos Brandina, emplacou mais uma medalha no concurso mais prestigiado do mundo. O Decanter World Wine Awards 2024 (DWWA) acaba de anunciar os vencedores da atual edição. E, entre os premiados, está o Sauvignon Blanc 2022, uma joia da Serra da Mantiqueira que faz enorme sucesso entre os apreciadores dos Vinhos de Inverno. Ele obteve 89 pontos no concurso, levando a medalha de bronze.
Competição mais influente em escala global, a Decanter avaliou amostras de 14.454 vinhos do mundo todo, entre tintos, rosès e brancos. Deste total, 137 vinhos brasileiros foram pontuados. De acordo com a organização da DWWA, o concurso mostra um forte e contínuo desempenho dos vinhos da América do Sul. Entre os brazucas, destaque para as premiações dos vinhos produzidos pelas vinícolas ligadas à Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin). A Villa Santa Maria é uma delas.
“Mais um vinho nosso com reconhecimento mundial”, celebra Guto Carbonari, responsável pelo Setor de Vinhos e Agronomia da Villa Santa Maria.
Para ele, o ótimo desempenho obtido pelos vinhos Brandina é resultado de uma combinação que envolve a qualidade das vitis viníferas, rigor técnico em todas as etapas do plantio, excelência no processo de vinificação e zelo pela avaliação físico-química e sensorial, além de um permanente processo de investimento para que a Villa seja reconhecida como uma vinícola de primeira grandeza entre os que produzem vinhos premium.
“É um grande processo que envolve múltiplas mãos, muitas competências e várias etapas até o vinho chegar na taça. É por isso que premiações como essa nos enchem de orgulho e satisfação”, finalizou Guto Carbonari, que parabenizou todos os envolvidos na cadeia produtiva do portfólio Brandina.
A Decanter é considerada a competição mais confiável globalmente devido aos seus juízes de classe mundial.
Eles são meticulosos, e o processo de julgamento extremamente rigoroso. Os vinhos foram provados por 243 jurados especialistas de 33 países, incluindo 20 Master Sommeliers e 61 Masters of Wine.
O portfólio da Villa Santa Maria soma duas dezenas de títulos entre as suas principais conquistas. No concurso 2023 da Decanter, o Brandina Assemblage 2020 e o Brandina Sauvignon Blanc 2021 receberam medalhas de prata.
A Villa traz também premiações do Concurso Mundial de Bruxelas (duas vezes); da própria Decanter Word Wine Awards; da Avaliação Nacional de Vinhos; e da Wines of Brazil Awards, em anos sucessivos.
A Vinícola Villa Santa Maria, localizada em São Bento do Sapucaí (SP), próxima de Campos do Jordão, produz os rótulos Brandina. O nome é uma carinhosa homenagem à matriarca da família, a Vó Brandina, já falecida. Uma história de superação dos imigrantes italianos e de muito labor na terra e nos negócios. Esse legado de afeto e saudade está hoje impresso como uma marca de excelência. Esse nome é sinômimo de qualidade e de muitos prêmios.
Sobre o DWWA
Lançado em 2004 e já na sua 21ª edição, o Decanter World Wine Awards (DWWA) é a maior e mais influente competição de vinhos do mundo. Decanter – marca líder mundial em mídia de vinho – tem um relacionamento de confiança com um público internacional de consumidores e comércio que diferencia a DWWA de outras competições.
A sustentabilidade é o foco principal da equipe DWWA. Todos os plásticos e papelões são coletados e reciclados, enquanto cada garrafa é triturada e fundida novamente, pronta para ser refeita em vidro utilizável dentro de 30 dias. Todo o vinho que sobrou é também coletado, reciclado e vendido de volta ao país de origem.