Uma grande mobilização de entidades do setor da viticultura brasileira e de autoridades públicas acaba de resultar no lançamento da campanha “Vinho Legal”, cujo objetivo é conscientizar o consumidor sobre a importância de adquirir produtos de procedência garantida e sobre os perigos do consumo de bebidas ilegais.
O Ministério da Agricultura, a Polícia Federal, a Receita Federal, a Polícia Rodoviária Federal e as estruturas estaduais de governo têm feito um grande esforço para impedir o contrabando, o descaminho e a venda ilegal de vinho falsificado ou desviado de seus destinos legais.
A iniciativa foi lançada na última quarta-feira (2) pela Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados do Ministério da Agricultura, no Simpósio Internacional Vinho e Saúde, em São Paulo. O evento ocorreu dentro da ProWine SP 2024, a maior feira de vinhos e destilados das Américas. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) é uma das apoiadoras da campanha “Vinho Legal”.
A Vinícola Villa Santa Maria, por meio de seus gestores, têm participao ativamente da campanha e contribuído com a iniciativa. A sócia-proprietária Célia Carbonari participa dos comitês de discussão da campanha e tem levado o assunto para os mais importantes fóruns da viticultura e do agro brasileiros.
A Secretaria Estadual da Agricultura de São Paulo, a Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados do Estado de São Paulo e o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) também estão envolvidos na campanha. A Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin) apoia a iniciativa.
A campanha “Vinho Legal” conta ainda com a participação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Uva e do Vinho (RS), do Sindivinho (RS), do Sindvinho (MG), do Sindusvinho São Roque (SP), Sindivinho Jundiaí (SP), do Sindivinho (SC), da ABE, da Asbrasucos, da BFBA, da Abrabe, da Uvibra, da Agavi, da Fecovinho, da ACIU, da FIEMG, da OCB, do Idesfe de outras entidades representativas do setor e dos consumidores.
Esforço conjunto
Liderada pela Câmara Setorial de Viticultura, Vinhos e Derivados, vinculada ao Ministério da Agricultura (Mapa), a ação tem como slogan “Invista na sua saúde, beba vinho legal” e busca conectar o consumo consciente da bebida a uma estratégia identitária que destaca pontos comprovadamente benéficos da bebida à saúde, como o combate aos radicais livres, uma vez que seus componentes são, entre outras características, ricos em flavonóides, substância natural com propriedades antioxidantes, antiviraris, antibacterianas e anti-inflamatórias.
Nos últimos anos, o Brasil registrou um crescimento preocupante no número de apreensões de vinhos ilegais, com números saltando de 45 mil garrafas apreendidas (R$ 4,1 milhões) em 2018 para mais de 627 mil em 2023 (R$ 59,65 milhões), segundo dados da Receita Federal.
O mercado ilegal, além de gerar evasão fiscal, representa uma grave ameaça à saúde pública, uma vez que esses produtos não passam por inspeções de qualidade, podendo conter substâncias nocivas.