Os jardins do complexo enoturístico da Vinícola Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí, se transformaram numa galeria de arte a céu aberto para receber uma exposição de parte do acervo do artista plástico expressionista Reinaldo Eliomar de Freitas Marques da Silva, conhecido como Renot.

A mostra insere-se num projeto cultural de valorização do legado e do talento do artista. O projeto conta com o apoio da Minalba Brasil. A companhia, inclusive, lançou uma edição especial de seu rótulo premium de água mineral inspirado no artista. Réplicas autorizadas da obra também estão sendo expostas em Campos do Jordão, cidade onde Renot morou e na qual a Minalba tem a sua fonte de água natural.

 

O rótulo premium da Minalba e uma tela do artista – Foto: Divulgação

 

O projeto Renot by Campos desceu a serra em direção a São Bento do Sapucaí para levar as cores e as inspirações de Renot para os milhares de visitantes da Villa Santa Maria. Nesta sexta-feira, a gerente do complexo, Aparecida Jucimara da Cruz, recepcionou a empresária Gabriela Renot, filha do artista e curadora do projeto.

A empresária contou sobre a mostra e lembrou que a exposição tem cunho solidário, já que toda a renda obtida com a venda das telas será revertida para o projeto socioambiental AME Campos. A ONG Amigos de Campos do Jordão desenvolve projetos de responsabilidade social e ambiental na região de Campos do Jordão. “Vamos devolver para Campos todo o valor obtido com as obras de arte”, afirmou Gabriela durante a visita.

 

A empresária Gabriela Renot com as telas do pai na Villa Santa Maria – Foto: Divulgação

 

 

Convite
A empresária Gabriela Renot convidou os turistas que estão visitando a região de Campos do jordão neste final de semana (19, 20 e 21 de julho) para visitarem a Villa Santa Maria, apreciarem as belezas arquitetônicas e naturais do lugar e aproveitarem para conhecer um pouco mais das obras de seu pai. “Muito obrigada por este privilégio de estar aqui com a nossa obra. Para comprar, basta acessar o QRCode que está na tela. Vai ser um final de semana lindo”, destacou Gabriela.

 

A gerente da Villa agradeceu e reforçou que a vinícola está sempre aberta a projetos que valorizam a arte e a cultura.

 

Gabriela, Aparecida e as telas de Renot – Foto: Divulgação

 

Quem foi Renot

O artista plástico expressionista Reinaldo Eliomar de Freitas Marques da Silva (1932-2021), conhecido como Renot, foi uma figura importante no cenário cultural brasileiro. Começou sua carreira artística em 1957, inspirado pelo cangaceiro Lampião, e fundou a Galeria Manoel Querino em Salvador.

Depois, inaugurou a Galeria Renot em São Paulo, sendo um incentivador das artes plásticas brasileiras. Renot morou em Campos do Jordão e a região foi fonte de inspiração para diversas obras do artista.

Idealizado pela filha do artista, Gabriela Renot, o projeto homenageia sua trajetória e presenteia a cidade com exposições de arte abertas ao público, trazendo beleza e inspiração para toda a comunidade. Ele morreu em 2021.

 

Renot morou muitos anos em Campos do Jordão – Reprodução: Instagram

 

 

Outras Notícias Relacionadas