A Estância Climática de São Bento do Sapucaí, cidade onde está localizada a Vinícola Villa Santa Maria, acaba de ganhar um selo de excelência de uma das mais importantes plataformas globais de turismo. Abençoado pela natureza exuberante e pelo clima agradável de montanha, o município paulista que fica na Serra da Mantiqueira foi eleito o destino mais acolhedor do Brasil em 2024.

São Bento do Sapucaí está distante 170km de São Paulo e reúne atrativos turísticos que vão desde suas formações rochosas, como a famosa Pedra do Baú, até suas manifestações culturais e artísticas como o berço de tradições e belezas do artesanato raiz.

 

A eleição que deu o título a São Bento do Sapucaí foi feita com hóspedes que buscam a plataforma para reservas em hotéis e pousadas.

 

No ano passado, a cidade já hava obtido um prêmio de repercussão nacional, motivo de grande celebração dos gestores públicos e privados. São Bento do Sapucaí foi a top 3 dos municípios mais sustentáveis do País. Sua ótima pontuação lhe conferiu essa posição entre as 5.570 cidades brasileiras. Trata-se do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR).

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

 

Vista aérea do complexo enogastronômico da Villa em meio aos vinhedos e às montanhas da Mantiqueira – Foto: Divulgação

 

Repercussão

Para a sócia-proprietária da Villa Santa Maria, Célia Pinotti Carbonari, essas premiações e reconhecimentos fazem de São Bento uma cidade peculiar, que consegue preservar os conceitos ambientais e de sustentabilidade, promovendo o turismo e o lazer. “Nós, da Villa Santa Maria, temos orgulho de fazer parte do município e de contribuir com o seu desenvolvimento”, ressalta Célia. A Villa é um dos principais geradores de renda e emprego por meio de seu complexo enogastronômico, aberto à visitação de quarta a domingo.

Quem também conversou com o canal de Notícias da Villa foi o jornalista Reginaldo Pupo, editor da revista on-line Travel for Life. “O título concedido a São Bento do Sapucaí pelos viajantes que realizaram a votação pela Booking é mais que justo e merecido. Conheço a cidade há anos e seu povo humilde e trabalhador recebe os turistas de braços abertos, como se fossem seus próprios familiares. De fato uma cidade acolhedora e a votação faz jus à fama”, observa o jornalista.

Para ele, a partir de agora o destino, que já era muito procurado por quem busca tranquilidade e, ao mesmo tempo, esportes de aventura, estará no mapa turístico brasileiro. “Quem visitar a cidade vai ter a oportunidade de vivenciar momentos inesquecíveis em meio à natureza, além de muita história, cultura e boa gastronomia”. A Travel for Life é uma plataforma digital, que traz informações sobre os principais destinos turísticos do mundo, além de reportagens sobre gastronomia, hotelaria, lifestyle, automóveis, vinhos & bebidas, cultura, música, turismo segmentado e tudo o que acontece no trade turístico.

 

Céu violeta de Inverno, nas cores do vinho, observado da Villa Santa Maria – Foto: Divulgação

 

 

Entenda a eleição

A cidade aparece em primeiro lugar desbancando destinos conhecidos como Gonçalves (MG), cidade vizinha a São Bento; e Cunha (SP). Já o pequeno distrito de Monte Verde (MG), que ano passado foi eleito o terceiro destino mais acolhedor, está fora da lista. Carrancas, no Sul de Minas Gerais, conhecida pelo ecoturismo e belas cachoeiras, ocupa o lugar de Monte Verde neste ano.

 

A lista tem como base os locais com pelo menos 50 acomodações elegíveis ao prêmio da plataforma.

 

“Identificamos uma prevalência de lugares na região Sudeste do País, além de representantes do Sul e do Nordeste. É interessante que a maioria dos destinos em 2024 são novos na lista, ou seja, não estiveram entre os mais acolhedores no ano passado”, explica Nelson Benavides, gerente regional da Booking.com no Brasil. É o caso de São Bento do Sapucaí, Carrancas, Gonçalves, Flecheiras, Maraú, Cunha e Nova Petrópolis.

“Isso mostra não só como essas regiões estão desenvolvendo suas estruturas turísticas, como também que os turistas estão reconhecendo esses esforços e avaliando os prestadores nestes locais de forma bastante positiva”, destaca Benavides.

A votação faz parte de uma ofensiva global da Booking, que anunciou Arraial D´Ajuda como o destino mais acolhedor do mundo no 12º Traveller Review Awards – premiação anual com base em mais de 309 milhões de avaliações verificadas, que reconhece prestadores de serviços de turismo e hospitalidade por sua excelência.

 

A Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí, que atrai amantes de esportes de aventura de todo o Brasil – Foto: Divulgação

 

Confira os destinos mais acolhedores do Brasil em 2024, de acordo com o Traveller Review Awards:

 

São Bento do Sapucaí, São Paulo

Pedra Azul, Espírito Santo

Carrancas, Minas Gerais

Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

Gonçalves, Minas Gerais

Flecheiras, Ceará

Maraú, Bahia

Pomerode, Santa Catarina

Cunha, São Paulo

Nova Petrópolis, Rio Grande do Sul

Além dos destinos, a Booking.com também compartilha a lista dos cinco estados mais acolhedores do Brasil. “Quando pensamos em uma esfera maior – nas regiões do País -, estados do Sul e do Nordeste se destacam como os mais hospitaleiros, além do Espírito Santo, no Sudeste”, completa o executivo. São eles Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Norte.