Quem visitou a Vinícola Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí, nesta semana, observou um trabalho minucioso e delicado nos parreirais. O time agro da propriedade vai se dedicar durante todo o mês de fevereiro à chamada poda de produção, a mais importante do sistema de dupla poda, já que prepara os vinhedos para a parte final de seu ciclo de desenvolvimento.

 

Depois desta poda, as uvas vão se formar e desenvolver, culminando com a colheita no Inverno.

 

A Villa Santa Maria, aliás, produz Vinhos de Inverno. Ela é a produtora do rótulo Brandina, nome que homenageia a matriarca da família. São mais 30 títulos e medalhas em concursos nacionais e internacionais.

 

 

De acordo com o empresário Guto Carbonari, responsável pelo setor de Vinhos e Agronomia da Villa, essa época do ano é extremamente importante porque é o período em que os vinhedos vão produzir. “É uma poda mais longa em virtude da quantidade de ramos e frutos que desejamos obter”, observa.

A poda de produção começou pelas uvas tintas (Syrah, Cabernet Franc, Merlot e Cabernet Sauvignon). Em seguida, começa a poda das brancas (Sauvignon Blanc e Viognier). Essas seis variedades são as chamadas uvas de dupla poda, que passam pela Colheita de Inverno. A Villa produz também a uva Chardonnay, que é colhida no Verão.

 

A previsão de colheita das brancas é para o final de junho e começo de julho. Já as tintas serão colhidas no fim de julho e início de agosto. A estimativa é de poda de 50 mil pés de uvas de Inverno.

Outras Notícias Relacionadas