A Vinícola Villa Santa Maria, localizada em São Bento do Sapucaí, acaba de ser destaque na revista de bordo da Azul Linhas Aéreas. A publicação mantém espaço regular para reportagens sobre passeios e destinos que valem a pena conhecer. É neste contexto que a Villa foi indicada. O conteúdo foi publicado na edição de setembro da revista, que é distribuída aos passageiros durantes os voos nacionais e internacionais. A tiragem é de 60 mil exemplares. O conteúdo também é reproduzido na versão digital da revista (veja abaixo).

A reportagem era dedicada a Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil, com sua hotelaria de luxo, gastronomia de excelência e passeios imperdíveis, incluindo opções ao redor da cidade. O texto contextualiza o ecoturismo e o enoturismo, segmentos com grande avanço no estado de São Paulo. A Villa Santa Maria é exemplo de projeto bem-sucedido. A porta-voz da vinícola foi a empresária e arquiteta Célia Carbonari, sócia-proprietária da Villa. A reportagem foi publicada entre as páginas 28 e 39. Uma foto da empresária em meio aos parreirais e uma imagem aérea dos vinhedos ilustram a matéria. O texto é de Manu Sombra, com fotos de Ariel Martini.

 

A reportagem lembra que a Azul leva o passageiro de várias partes do País até o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a 160 km de Campos do Jordão.

 

A Azul é a principal companhia aérea de voos regionais do Brasil. Ela opera uma frota de mais de 150 aeronaves, entre Embraer, Boeing, ATR e Airbus. A Azul tem uma operadora de turismo para seleção dos destinos. Na Villa, as visitas devem ser agendadas previamente por meio do WhatsApp (12) 9 9633-0222. A Villa abre de quarta a domingo, das 11 às 17h. As opções incluem degustação dos vinhos Brandina, com aula e apresentação do sommelier, visitas guiadas pelo vinhedo e cardápio contemporâneo no restaurante, além de tábuas, seleção de bruschettas, drinks e outras delícias enogastronômicas.

 

 

VEJA TRECHO DA REPORTAGEM

Pelo menos um aspecto Campos do Jordão soube blindar. Desde 1984, o município está dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), o que explica o ecossistema preservado e a densa Concentração de araucárias, árvores jurássicas que atualmente ocupam apenas 3% de sua área original. Campos é hoje uma das 15 estâncias climáticas de São Paulo. Ou seja, tem temperaturas amenas, ar puro e atrativos naturais como montanhas e cachoeiras.

Estar em uma APA explica o fato de as vinícolas da região terem encontrado solo fértil na vizinhança, onde as culturas agrícolas seguem outras regras ambientais. Em São Bento do Sapucaí, um caminho de terra leva até o Vale do Baú, onde fica a Villa Santa Maria, produtora do vinho Brandina desde 2004. Os parreirais da vinícola são cultivados no sistema de dupla poda, técnica que estimula a brotação e melhora os componentes do vinho.

O sonho de Célia Carbonari de fazer vinho como seus antepassados italianos encontrou no terroir da Mantiqueira uma possibilidade também de fugir da agitada São Paulo. Há 20 anos ela acompanha a rotina na Villa Santa Maria, que oferece uma pausa no campo com direito a degustação, boa comida e passeio entre os parreirais.

“Quando você implanta uma vinícola, além do cuidado maior com a natureza, há visitas de pessoas muito mais engajadas com o meio ambiente”, ela explica. O planeta agradece e faz um brinde.

Outras Notícias Relacionadas