O final do mês de julho marcou uma visita especial à Vinícola Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí. O produtor de conteúdo digital Maurício Ferreira, responsável pelo canal “Apaixonado por Vinhos”, fez uma imersão técnica e sensorial ao universo Brandina, o portfólio premiado de vinhos produzidos pela vinícola. O resultado de sua passagem pelo complexo enogastronômico foi espetacular. Suas entrevistas produzidas com porta-vozes da Villa você verá aqui.
Promotor de Justiça aposentado, Maurício Ferreira sempre foi apaixonado por vinhos. Em seus perfis nas redes sociais, ele afirma que transformou sua paixão em atividade e criou o canal no YouTube “Apaixonado por Vinhos” para “ensinar sobre o maravilhoso mundo dos vinhos de forma simples e descomplicada”. Maurício possui duas certificações internacionais – Wine & Spirit Education Trust (WSET), níveis 1, 2 e 3, e French Wine Scholar (FWS).
Esta curadoria de conhecimento e simpatia ficou evidente em sua visita.
Maurício entrevistou o empresário Marco Carbonari, sócio-proprietário da Villa Santa Maria. Entrevistou também o sommelier Christian Pinotti. Em ambas as conversas, procurou interpretar e traduzir as informações técnicas do universo dos vinhos Brandina de forma descontraída e agradável, sem excessos ou estrelismo.
Duas razões especiais motivaram a visita, segundo Maurício: celebrar os 20 mil inscritos do canal Apaixonado por vinhos, no YouTube, e os 37 anos de seu casamento. O cenário, afirma ele, contribuiu para a ocasião.
“A vinícola tem uma paisagem magnífica e um atendimento ótimo”, resumiu.
Maurício Ferreira explicou em seu conteúdo que o “sucesso dos Vinhos Brandina decorre do terroir serrano e do emprego do sistema de dupla poda, ou colheita de Inverno”. Ele complementa lembrando que essa técnica bem-sucedida, criada pelo produtor e agrônomo Murillo de Albuquerque Regina, “possibilitou a produção de vinhos de qualidade no Sudeste, ao propiciar a inversão do ciclo da videira e permitir que este se desenvolvesse de janeiro a agosto, com a colheita ocorrendo em período sem chuvas, pois estas comprometem a qualidade das uvas e, por consequência, do vinho”.
A dupla poda ancorou as bases de criação da Associação dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin), que hoje congrega mais de 50 vinícolas no Brasil, incluindo a Villa, em oito regiões produtoras (SP, Minas, Rio, DF, Goiás, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).
Além do conteúdo para o YouTube e Instagram, Maurício mantém uma coluna no jornal Página D, da cidade de São José do Rio Pardo. Veja o material neste link.
Confira abaixo a entrevista com o cofundador Marco Carbonari, onde aborda os segredos dos premiadíssimos vinhos Brandina e exalta o empreendedorismo da família em investir num projeto de alta relevância econômica, social e cultural. “Visito aqui uma vinícola que vem se despontando no cenário brasileiro e mundial”, elogia Maurício.
Confira abaixo a entrevista com o sommelier Christian Pinotti. Maurício afirma que o sommelier tem uma “maestria digna de nota”. E conclui: “De forma didática e descontraída levou todos, a maioria sem experiência em degustação técnica, a sentir os aromas e os sabores dos vinhos apresentados”, narra, depois de fazer a experiência no deck da Villa.