A Vinícola Villa Santa Maria, localizada na Estância Climática de São Bento do Sapucaí, próximo a Campos do Jordão, acaba de encerrar uma colheita histórica das uvas Syrah. Foi a melhor safra desta variedade já obtida na propriedade, segundo o responsável pelo Setor de Vinhos e Agronomia, o empresário e sócio-proprietário Guto Carbonari. “Encerramos a colheita da safra 24, com a última variedade que estava faltando. Por conta desta estiagem prolongada, conseguimos uma qualidade muito superior nesta colheita”, revela Guto, lembrando do papel essencial do clima para o processo de maturação da uva.

“Com o clima seco que estava, não tivemos nenhum risco de podridão dos cachos. Como deixamos para colher a uva no último momento, alcançamos um teor de brix e acidez jamais atingido na Villa Santa Maria. Foi uma safra histórica”, celebra Guto, indicando, mais uma vez, o caminho aberto para a produção de vinhos de altíssima qualidade, capaz de disputar prêmios e medalhas nos concursos mais conceituados do mundo.

A estimativa de colheita foi de dez toneladas num padrão premium de safra da Syrah.

 

A Villa Santa Maria, aliás, coleciona prêmios conquistados em competições renomadas. São mais de três dezenas de títulos, como o Concurso Mundial de Bruxelas; Decanter Word Wine Awards; Avaliação Nacional de Vinhos; Wines of Brazil Awards e Brazil Wine Challenge.

 

A VSM produz os rótulos Brandina, nome que homenageia a matriarca da família Carbonari, descendente de italianos.

A experiência sensorial dos vinhos Brandina tem sido destacada como um diferencial único pelos apreciadores, mas sobretudo reconhecida como produto de excelência em concursos nacionais e internacionais.

 

 

Guto lembra que a Syrah é a principal uva utilizada nos rótulos Brandina para vinhos jovens, cujo assemblage é formado pelos cortes Syrah, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Merlot. A Syrah se adapta melhor aos climas mais quentes e aprecia muito as noites frias, adaptando-se muito bem ao bioma da Serra da Mantiqueira. Com a colheita de Inverno, entre os meses de julho a agosto, é possível obter resultados excepcionais. A Syrah ganha cada vez mais destaque nos vinhedos da Vinícola Villa Santa Maria/Vinhos Brandina.

 

 

 

Vinificação e envaze

Uma vez colhidas, as uvas são encaminhadas para o complexo da Vitacea Enológica, em Caldas, no Sul de Minas Gerais. O local é utilizado pela Villa Santa Maria para todo o seu processo de vinificação e envaze dos vinhos Brandina.

 

Toda a operação envolve um esquema logístico delicado e muito bem organizado.

 

As uvas são cuidadosamente colocadas em caixas de plástico e levadas a caminhões para o transporte. Elas seguem em unidades climatizadas até a chegada ao complexo da Vitacea. O envaze também exige extremo rigor e cuidado.

São usadas máquinas como enxaguadora, enxedora e rolhadora, em etapas e estruturas com máxima higiene e atenção para risco de oxidação. Ao final, a garrafa do vinho ganha rótulo e contrarrótulo e chega à loja virtual e ao complexo enogastronômico da Villa Santa Maria para ser adquirido e apreciado.

Outras Notícias Relacionadas